Hamas apela à Rússia para formação de governo no pós-guerra na Faixa de Gaza


O grupo militante palestino Hamas quer que a Rússia pressione o presidente palestino Mahmoud Abbas a iniciar negociações sobre um governo de unidade nacional para Gaza pós-guerra, disse um alto funcionário do Hamas à agência de notícias estatal RIA após as negociações em Moscou.

Mousa Abu Marzouk, um membro do politburo do Hamas, encontrou-se com o vice-ministro das Relações Exteriores russo Mikhail Bogdanov em Moscou.

“Discutimos questões relacionadas à unidade nacional palestina e à criação de um governo que deve governar a Faixa de Gaza após a guerra”, disse Marzouk, citado pela RIA.

Marzouk disse que o Hamas pediu à Rússia para encorajar Abbas, que está participando da cúpula do Brics em Kazan, a iniciar negociações sobre um governo de unidade, informou a RIA.

Abbas é chefe da Autoridade Palestina (AP), o órgão governante dos territórios palestinos ocupados.

A AP foi criada há três décadas sob o acordo de paz provisório conhecido como Acordos de Oslo e exerce governança limitada sobre partes da Cisjordânia ocupada, que os palestinos querem como o núcleo de um futuro estado independente.

A AP, controlada pela facção política Fatah de Abbas, há muito tempo tem um relacionamento tenso com o Hamas, o movimento islâmico que governa Gaza, e as duas facções travaram uma breve guerra antes que o Fatah fosse expulso do território em 2007.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu expressou forte oposição ao envolvimento da AP na administração de Gaza. O Hamas quer que a Rússia pressione o presidente palestino em direção a um governo de unidade para Gaza pós-guerra.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cruzeiro é atropelado e Racing é campeão da Sul-Americana 2024; veja gols

O Racing é o novo e inédito campeão da Conmebol Sul-Americana. O time da Argentina…

COP29 fecha acordo de US$ 300 bilhões para financiamento climático

Os países participantes da COP29 concordaram neste sábado (23), no Azerbaijão, sede da cúpula, com…

PF faz operação contra venda de arma de fogo na Bahia

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público da Bahia, realizou uma operação para…