Hamas diz que acordo em Gaza é possível se Israel parar de impor novas condições

CNN Brasil


O Hamas disse que um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns na Faixa de Gaza é possível se Israel parar de estabelecer novas condições, de acordo com uma declaração nesta terça-feira (17).

“O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) confirma que, à luz das conversas sérias e positivas que decorrem hoje em Doha, sob a mediação dos irmãos de Catar e Egito, é possível chegar a um acordo para um cessar-fogo e troca de prisioneiros se a ocupação [Israel] deixar de impor novas condições”, destacou o grupo radical.

Fontes informadas sobre reuniões relacionadas às negociações disseram à agência de notícias Reuters que a assinatura do acordo pode acontecer nos próximos dias.

O entendimento poderia parar o conflito e promover a libertação de reféns mantidos pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Paciente conta por que gravou médico após assédio durante consulta em Cuiabá

A paciente que denunciou o médico Ruy de Souza Gonçalves, de 67 anos, por assédio…

PM é flagrada dando chutes em homem rendido no chão em Paraisópolis

Uma policial militar foi flagrada dando chutes em um homem deitado no chão de uma…

agências de emprego ofertam 153 vagas para auxiliar de limpeza

Está em busca de emprego? A Funtrab e a Funsat, agências públicas de emprego em…