Hamas quer acordo de cessar-fogo em Gaza o mais rápido possível, diz autoridade

CNN Brasil


O Hamas disse que uma nova rodada de negociações indiretas sobre um cessar-fogo em Gaza foi retomada em Doha, no Catar, nesta sexta-feira (3), enfatizando a seriedade do grupo em tentar chegar a um acordo o mais rápido possível, disse o oficial sênior do Hamas Basem Naim.

As novas negociações se concentrarão em um acordo sobre um cessar-fogo permanente e a retirada das forças israelenses, acrescentou.

Entenda o conflito

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados. 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Chuva pode ganhar intensidade em mais de seis estados nos próximos dias

Esta semana mais de seis regiões do Brasil serão comprometidas por chuvas que ganharão intensidades.…

Piloto paulista desaparece depois de viajar para MT a trabalho

O piloto Raphael Alvarez Fonseca, de 38 anos, está desaparecido desde o dia 18 de…

Trump elogia primeira-ministra da Itália durante visita à Flórida

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni,…