Homem afegão é preso acusado de planejar ataque no dia da eleição nos EUA


Um homem afegão foi preso em Oklahoma, nos Estados Unidos por supostamente planejar um “ataque terrorista” no dia das eleições, informou o Departamento de Justiça americano nesta terça-feira (8).

O homem, Nasir Ahmad Tawhedi, de 27 anos, que mora em Oklahoma depois de entrar nos EUA em 2021 com um visto especial de imigrante, estava planejando o ataque em nome do Estado Islâmico, de acordo com o indiciamento.

Tawhedi pesquisou online informações sobre como acessar câmeras na capital, Washington, e em Estados que não exigiam licença para obter uma arma de fogo, de acordo com o indiciamento. Ele também visitou as câmeras web da Casa Branca e do Monumento a Washington.

Tawhedi e um co-conspirador menor de idade foram presos na segunda-feira depois de se encontrarem com agentes do FBI para comprar dois fuzis AK-47 e munição. Em seu interrogatório após a prisão, Tawhedi disse que o ataque planejava atingir grandes aglomerações de pessoas, durante as quais ele e seu co-conspirador esperavam morrer como mártires.

“Continuaremos a combater a ameaça contínua que o Estado Islâmico e seus apoiadores representam para a segurança nacional dos Estados Unidos e identificaremos, investigaremos e processaremos os indivíduos que buscam aterrorizar o povo americano”, disse o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, em um comunicado.

Na semana passada, em uma “avaliação da ameaça interna”, o Departamento de Segurança Interna disse que o ambiente de ameaça dos EUA deveria permanecer alto no próximo ano devido a fatores como o ciclo eleitoral de 2024 e a guerra de Israel em Gaza.

“Infratores solitários e pequenos grupos continuam a representar a maior ameaça. Enquanto isso, as organizações terroristas estrangeiras, incluindo o Estado Islâmico e a Al Qaeda, mantêm sua intenção duradoura de realizar ou inspirar ataques no território nacional”, disse o departamento em uma avaliação divulgada em 2 de outubro.

O Estado Islâmico matou e executou milhares de pessoas em nome de sua interpretação religiosa extrema antes de ser territorialmente derrotado no Iraque em 2017 e na Síria em 2019.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Putin diz que Rússia está pronta para continuar lutando na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que suas forças estão preparadas…

Gêmeas mortas no RS: polícia investiga se mãe das meninas testou veneno em gatos

Três meses antes das mortes de duas gêmeas de 6 anos no Rio Grande do…

Faça o teste! Você sabe o que é mito ou verdade sobre as estrias?

Vermelhas, brancas, finas ou grossas. Além das questões estéticas, as estrias podem afetar o emocional,…