Um homem foi detido nesta quarta-feira (30) após abordar e constranger alunas em diferentes pontos do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Segundo a estudante denunciou à Polícia Militar, o suspeito a agarrou, beijou o pescoço dela e a abraçou contra a vontade.
Conforme o boletim de ocorrência, o suspeito aparentava estar sob efeito de entorpecentes, pois estava muito agitado e fazia diversas perguntas à vítima. Em seguida, ele se deslocou para outro bloco. Quando a vítima passou pelo local onde o suspeito estava, ele voltou a puxar conversa e chegou a oferecer maconha, o que foi recusado. Nesse momento, o homem disse: “Me dá um abraço”.
“Ele estava no ponto da FAET (Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia) puxando assunto com as meninas, chegou até a segurar o braço de uma delas e perguntar se ela namorava. Depois passou em frente ao nosso bloco e tentou abraçar outra menina perto do local onde ficam as motos. Ela se esquivou e ele seguiu em direção à biblioteca”, relatou uma estudante da UFMT, que viu a cena.
Outras alunas também disseram ter sido abordadas pelo mesmo homem. Em uma das mensagens, uma delas afirma: “Gente, ele fez isso comigo. Estou em choque”.
A equipe de segurança do campus foi acionada e conseguiu detê-lo, até a chegada da Polícia Militar.

Estudantes cobram mais segurança
Os alunos pedem reforço nas rondas e mais ações efetivas para garantir a segurança no campus de Cuiabá, especialmente em locais com menor circulação de pessoas.
A estudante de Zootecnia Nathyllen Mariana relatou o sentimento de insegurança após o caso. “Estou com muito medo. Qualquer pessoa que passa a gente já fica assustada. Meu coração já acelera”, conta.
Este é mais um caso que expõe a vulnerabilidade de alunas dentro da universidade. Outros episódios semelhantes já haviam sido denunciados neste ano.
A orientação é que estudantes denunciem qualquer atitude suspeita à segurança da UFMT ou diretamente à polícia, pelo 190.
Posicionamento da UFMT
Em nota, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) afirmou que vem adotando diversas ações para reforçar a segurança nas unidades. Entre as medidas estão a instalação de mais de 200 novas luminárias, a adesão ao programa Vigia Mais e a intensificação das rondas internas.
A instituição destacou ainda que a equipe de Segurança mantém um canal de atendimento 24 horas pelo WhatsApp (65) 3615-8065, para dar suporte em situações como a registrada no campus de Cuiabá.
A UFMT informou também que a Secretaria de Direitos Humanos da universidade lançou um programa específico para abordar e encaminhar pessoas em situação de rua que circulam pela instituição aos serviços de assistência adequados.
Por fim, a gestão superior se reunirá nesta quinta-feira (31) com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos para debater novas medidas que possam aumentar a sensação de segurança no campus.
-
Suspeito de agredir estudante na UFMT é detido e encaminhado para exames
-
Polícia identifica mulher encontrada morta em campus da UFMT
-
Estudante da UFMT denuncia agressão no campus
-
Novo vídeo mostra mulher antes de morrer em galpão da UFMT