Um homem de 52 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (12) em Juína, a 735 km de Cuiabá, após permitir que quatro cachorros atacassem um gato até a morte.
O crime de maus-tratos contra animais com resultado morte chocou a cidade e gerou revolta nas redes sociais. (Veja o vídeo do ataque no final da matéria).
As investigações começaram após um vídeo circular nas redes sociais, mostrando quatro cachorros, possivelmente da raça Husky Siberiano, atacando um gato em via pública.
Nas imagens, é possível ver o gato tentando escapar dos cães, mas sendo brutalmente capturado e morto. O dono dos animais, ao invés de impedir o ataque, incentivava a ação dos cachorros.
A equipe de investigadores da Delegacia de Juína agiu rapidamente para identificar o tutor dos animais. Através da análise das imagens do vídeo e outros levantamentos, o suspeito foi localizado e conduzido à delegacia.
Após ser interrogado, o homem foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos de animais com resultado morte, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
A pena para este crime é de reclusão de dois a cinco anos, multa e a perda da guarda do animal.
O ataque ao gato durou mais de 5 minutos.