Um homem de 47 anos morreu após ser baleado por um policial militar de folga durante uma briga de trânsito na madrugada deste sábado (18), no bairro Novo Osasco, em Osasco, na Grande São Paulo.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência na rua Doutor Bento Vital, onde a vítima, identificada como Filadelfo Rodrigues, estava sendo atendida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que constatou o óbito.
A pasta afirmou que o agente atirou na vítima durante a discussão. O PM foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes.
De acordo com familiares, o homem estava comemorando seu aniversário em um bar com a esposa, os dois filhos e suas respectivas esposas. Na volta, depois de acompanhar um dos filhos até a casa dele, a vítima cruzou com outro carro e o fechou.
Ainda conforme o relato da família, uma discussão entre ele e o motorista do outro veículo teria então começado. No momento em que a vítima ia entrar novamente em seu carro, o PM teria atirado nele pelas costas.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, disparos foram identificados no veículo e no corpo da vítima, que foi atingida na cabeça e morreu no local. De acordo com as imagens das câmeras de segurança e de testemunhas, o policial fugiu logo após atirar, sem prestar socorro.
Em depoimento, o policial alegou que só atirou porque acreditou se tratar de um assalto e que, como estava armado, efetuou os disparos e saiu do local por segurança. De acordo com ele, o veículo da vítima teria colidido com o seu.
Ele afirmou ainda que comunicou o Comando da Polícia Militar sobre a ocorrência, mas que já estava fora da cidade de Osasco quando fez isso.
“Ele [Filadelfo] tinha um comércio, era bem de vida financeiramente e estava em um lugar cheio de câmeras, então ele jamais faria isso” , afirmou um familiar da vítima sobre a possibilidade de assalto alegada pelo policial.
O PM portava uma pistola Glock que estava junto com um carregador com doze munições intactas e de propriedade da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A arma com o carregador, as munições e o veículo foram apreendidos.
O caso foi registrado como homicídio, localização/apreensão de veículo e localização/apreensão de objeto no 5° DP de Osasco.
*Sob supervisão