Homem passa 6 horas em frente trabalho da ex e é preso por perseguição em Rondonópolis


Um homem foi preso na noite desse sábado (19) em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, após ser flagrado esperando a ex-namorada por aproximadamente seis horas em frente ao local de trabalho dela, no bairro Parque Sagrada Família.

O caso é tratado como crime de perseguição, ou “stalking”.

O crime de perseguição ou stalking está previsto na lei brasileira desde 2021. (Foto: Ilustrativa/Gerada com o auxílio da IA)

De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito chegou ao local por volta das 18h e permaneceu parado sobre a motocicleta da própria vítima até às 23h50, quando a Polícia Militar foi acionada via Ciosp.

A mulher relatou que o relacionamento havia terminado, mas o ex-namorado não aceitava o fim e continuava tentando reatar, enviando mensagens com frequência.

A vítima também afirmou que foi agredida fisicamente durante o namoro. Diante da insistência do ex-companheiro e temendo pela integridade física e emocional, ela chamou a polícia.

Os agentes do 5º Batalhão da PM compareceram ao local e encaminharam o homem à 1ª Delegacia de Polícia, onde ele foi autuado com base na lei de perseguição.

O que diz a lei sobre stalking

O crime de perseguição foi incluído no Código Penal Brasileiro em 2021 pela Lei nº 14.132, que acrescentou o artigo 147-A. A legislação define como crime o ato de “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando sua integridade física ou psicológica, restringindo sua liberdade ou invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

A pena prevista é de seis meses a dois anos de reclusão, além de multa. Se a vítima for mulher, a pena pode ser aumentada, conforme o caso.

A Polícia Civil dará prosseguimento à investigação. A vítima deve receber medidas protetivas, se requisitadas, para preservar sua segurança.

  1. Lei do Stalking: 4 anos combatendo perseguidores

  2. Stalking – Obsessão Perigosa

  3. Stalking: como a perseguição que sofri ajudou a criar uma lei federal



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Relatório aponta vulnerabilidades para população LGBTQIA+ em MS

Mesmo com políticas públicas, Mato Grosso do Sul segue no topo entre os estados com…

Homem mata companheira atropelada após jogar carro contra família em SP

Um homem, de 59 anos, foi preso na madrugada deste domingo (20), após atropelar e…

Leoa mata menina de 14 anos perto do Parque Nacional de Nairóbi, no Quênia

Uma menina de 14 anos foi morta por uma leoa nos arredores da capital do…