O criminoso confesso Vanderley Evaristo da Silva, de 44 anos, que matou a própria filha de 15 anos a facadas e deixou outras 3 pessoas da mesma família feridas, morreu durante confronto com o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), da Polícia Militar. A informação foi confirmada pelo delegado do caso na manhã deste sábado (30).
De acordo com informações da PM, a morte ocorreu na madrugada deste sábado (30) em uma propriedade rural de Figueirópolis d’Oeste, a 402 km de Cuiabá.
Os militares foram até o endereço informado e localizaram o homem dormindo fora da sede da fazenda, em um cocho para gado. Ao ser abordado, foi visto que o suspeito estava armado co uma pistola de calibre .9mm, uma faca e materiais para acampamento.
Vanderley teria reagido contra a equipe militar, que revidou a ação. Ele foi levado até uma unidade de saúde, onde foi confirmada a morte.
Áudios confessando o crime
O caso aconteceu na noite de quinta-feira (28) na zona rural, do município de São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá. Após a tentativa de chacina, ele teria enviado um áudio para conhecidos da família anunciando o ataque. (Ouça abaixo)
No áudio acima Vanderley ameaça o ex-cunhado: Ô, Rodrigo, boa noite, tudo bem? Vocês quer herança? Agora dá herança lá para vocês lá, ó. Matei o seu pai, matei a dona Ana, matei a Lucélia e matei a Talhita. Matei quatro. Vai lá, desgraçado, atrás. Capito, você aí. Faltou te matar também”.
Em outro áudio o suspeito confesso diz para Rodrigo, o irmão de Lucélia (ex-mulher) para que ele chame socorro para “ver se tem alguém vivo para socorrer”.
“Pô, Rodrigo, só quero te avisar que eu matei o seu pai, matei a dona Ana, matei a Lucélia, e matei a Tainara a Talita. Vai lá, manda socorrer lá pra ver se tem algum vivo ainda para socorrer. Tá bom?! que a minha vida já foi pro inferno. Tchau”.
Entenda dinâmica do crime
A tentativa de chacina seria motivada por não aceitação do fim do relacionamento.
De acordo com a polícia, Vanderley Evaristo da Silva, de 44 anos, estava separado da ex-mulher desde o último sábado (23).
Na noite de quinta-feira (28), ele foi até a casa onde morava com a família, ordenou que as duas filhas fossem para o quarto e, em seguida, atacou a ex-esposa com uma faca, com golpes principalmente na região do pescoço.
A filha mais velha, Tainara, testemunhou o início do ataque e conseguiu fugir para buscar ajuda. Já a filha mais nova, Talhita Evaristo da Silva, 15 anos, que permaneceu na casa, foi morta pelo próprio pai.
Após o crime, o homem deixou a casa e atravessou o pasto em direção à residência dos sogros, localizada a aproximadamente 200 metros de distância. Lá, ele atacou o ex-sogro e a ex-sogra. O casal foi golpeado no pescoço. Ambos foram socorridos e estão estáveis.
De acordo com o delegado, Thiago Meira, a proximidade das casas deu ao criminoso uma maior viabilidade para tentativa de chacina. Após o crime Vanderley fugiu do local.
Veja a lista de nomes das vítimas:
- Lucélia da Silva Brandão, 40 anos (ex-mulher);
- Talhita Evaristo da Silva, 15 anos – vítima fatal – (filha do casal);
- Sebastião Messias Brandão, 70 anos (ex-sogro);
- Ana Neves dos Santos, 60 anos (ex-sogra.
Todos foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Cáceres, a 220 km da capital, porém a filha do casal, Talhita, de 15 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime.
Segundo informações da polícia, as vítimas Lucélia, Sebastião e Ana Neves estavam todos com cortes profundos no pescoço.
Equipes da Polícia Civil e da Politec estiveram no local para realizarem a perícia. O caso é investigado.