Homens são presos após invadirem creche para furtar fiação elétrica; veja

CNN Brasil


Dois homens foram presos após invadirem, na madrugada da última quarta-feira (15), uma creche localizada na Vila Fazzeoni, na zona sul de São Paulo, para roubar fios de energia elétrica.

Câmeras do programa Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, flagararam a ação no Centro de Educação Infantil (CEI) Elfrida Zukowski.

As câmeras de monitoramento emitiram um alerta, e operadores do projeto acionaram uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) que patrulhava a região, fornecendo informações em tempo real sobre a invasão. Veja as imagens abaixo: 

 

Ao perceberem a aproximação da GCM, os invasores tentaram fugir escalando o muro da creche, mas foram capturados pelos agentes na porta da instituição.

Os homens foram autuados em flagrante por furto e dano ao patrimônio público e encaminhados ao 47º Distrito Policial, no Capão Redondo, onde ficaram à disposição da Justiça.

Câmeras Smart Sampa

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o Smart Sampa é um sistema de câmeras inteligentes que conta com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos de São Paulo, incluindo entradas e saídas do município.

O sistema oferece recursos como leitura de placas de veículos, reconhecimento facial e alertas de invasões, permitindo uma resposta rápida para inibir ameaças à segurança e ao patrimônio público.

A ferramenta também é integrada a outros órgãos do serviço público, como SAMU, CET e polícias Militar e Civil.

Em seis meses, o sistema já auxiliou na recaptura de 429 condenados foragidos por diversos crimes, incluindo assassinatos, estupros, roubos e até mesmo integrantes de facções criminosas. Além disso, 1.644 pessoas foram presas em flagrante por crimes como furto, invasão de escolas, porte ilegal de armas e tráfico de drogas.

Nas duas primeiras semanas de 2025, o Smart Sampa identificou 115 criminosos foragidos e contribuiu para a prisão em flagrante de outros 180, resultando em uma média de 20 detenções por dia.

O programa também tem um papel importante na localização de pessoas desaparecidas, com 30 casos solucionados desde sua implementação, incluindo dois somente neste ano.

*Sob suspervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia descobre cemitério clandestino com 12 cadáveres em Mato Grosso

Doze corpos foram encontrados enterrados em um cemitério clandestino em uma área de mata em…

MPMS investiga pagamentos irregulares pela prefeitura de Campo Grande

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) investiga possíveis irregularidades no…

Mulheres israelenses devem ser soltas no domingo, segundo oficiais dos EUA

Se o acordo de cessar-fogo entrar em vigor conforme planejado, espera-se que três reféns sejam…