Ibama doa cocar apreendido para Museu de Zoologia da USP


Um cocar indígena apreendido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante uma ação de fiscalização nos Correios foi doado para o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) em um encontro entre as instituições neste mês.

Segundo o Ibama, a peça, que tinha como destino Estocolmo, na Suécia, é composta por 105 penas de araras — 104 de arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) e uma pena da cauda de arara-vermelha (Ara macao). As espécies de psitacídeos são protegidas por leis brasileiras e internacionais, e seu comércio internacional é regulamentado pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

A peça, que tinha como destino Estocolmo, na Suécia, era composta por 105 penas de araras. • Marcos Hiroshi/Divulgação/Ibama.

A doação e o encontro foram considerados um passo importante para fortalecer a colaboração entre o MZUSP e o Ibama, para conservação da biodiversidade brasileira e para a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção da fauna.

Durante o encontro, no dia 3 deste mês, os representantes discutiram temas de proteção da fauna brasileira, como a destinação adequada de materiais apreendidos em ações fiscalizatórias do Instituto e o potencial de utilização desses itens em atividades de conservação e educação ambiental.

“As instituições também abordaram o repasse de informações técnicas para subsidiar a tomada de decisões e a importância de uma maior integração institucional para otimizar os esforços em defesa da biodiversidade”, informou o Ibama.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Governo Trump divulga milhares de registros sobre assassinato de RFK em 68

Nos Estados Unidos, o governo Trump divulgou cerca de 10.000 páginas de registros sobre o…

Operação com 200 policiais detém 60 pessoas por invasão de terra em Cuiabá

Em uma operação conjunta, deflagrada nesta sexta-feira (18) em Cuiabá, cerca de 200 policiais militares…

PRF decreta luto de três dias após morte de policiais em acidente no Rio

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) decretou luto oficial de três dias após a morte de…