O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) está em busca de 12 voluntários para trabalhar na observação de borboletas, aves e mamíferos no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.
Os selecionados vão passar 17 dias, entre os meses de março e abril, imersos na beleza de uma das maiores riquezas naturais do estado. O trabalho será dividido em dois períodos: de 06 a 14 de março (1ª etapa) e de 28 de março a 04 de abril de 2025 (2ª etapa).
Objetivos
Os voluntários selecionados irão atuar no Programa Monitora (Programa de Monitoramento da Biodiversidade), que tem como foco analisar a presença de borboletas frugívoras (que se alimentam de frutas), aves e mamíferos no Parque. Espécies desses grupos são bons bioindicadores, ou seja, indicam a qualidade do ambiente, pois são sensíveis às perturbações ambientais e mantêm relações ecológicas na teia trófica.
Os voluntários serão divididos em três equipes e atuarão sob a coordenação e apoio da equipe do parque. O monitoramento será realizado em três trilhas: a Trilha Marambaia, a Trilha Santa Fé e a Trilha Campo Verde.
Público-alvo
É desejável que o voluntário possua conhecimentos básicos sobre a fauna local e tenha experiência em trabalho de campo. Deve ser bom observador, proativo, organizado, capaz de trabalhar em grupo sob orientação e ter compromisso. Também é necessário ter bom condicionamento físico, visto que o trabalho será realizado em trilhas íngremes, com trechos de subida/descida de difícil acesso.
Benefícios para os voluntários
- Orientações sobre o programa e a unidade.
- Treinamento para a realização das atividades.
- Infraestrutura de apoio para hospedagem.
- Apoio para alimentação.
- Transporte para realização das atividades.
- Diárias: há possibilidade de disponibilização de valores para o pagamento de despesas com alimentação e hospedagem (não garantido). Caso não haja diária, os itens serão fornecidos pelo ICMBio.
Prazo de inscrição:
De 23 de janeiro a 14 de fevereiro de 2025, através deste link.
Critérios de Seleção
Poderão se inscrever no Programa de Voluntariado pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com experiência em atividades de campo e, preferencialmente, algum conhecimento da fauna local (não obrigatório).
Para mais informações, clique aqui.