O porta-voz Houthi do Iêmen, Mohammed Abdulsalam, declarou que o país continuaria a se defender após vários ataques dos EUA terem como alvo instalações na capital Sanaa, nesta terça-feira (31).
O exército dos Estados Unidos informou ter realizado ataques contra alvos Houthi em Sanaa e locais costeiros no Iêmen na segunda (30) e terça-feira (31).
“Em 30 e 31 de dezembro, navios e aeronaves da Marinha dos EUA atacaram uma instalação de comando e controle Houthi e instalações de produção e armazenamento de armas convencionais avançadas (ACW), que incluíam mísseis e veículos aéreos não tripulados (UAV)”, escreveu o Comando Central do Exército dos EUA em uma publicação no X.
CENTCOM Forces Strike Multiple Houthi Targets in Yemen
U.S. Central Command (CENTCOM) forces conducted multiple precision strikes against Iran-backed Houthi targets in Sana’a and coastal locations within Houthi-controlled territory in Yemen, Dec. 30 and 31.
On Dec. 30 and 31,… pic.twitter.com/XUKtsZM1U7
— U.S. Central Command (@CENTCOM) December 31, 2024
O grupo militante apoiado pelo Irã no Iêmen vem atacando navios comerciais no Mar Vermelho há mais de um ano para tentar impor um bloqueio naval a Israel, alegando que está agindo em solidariedade aos palestinos na guerra de um ano de Israel em Gaza.