Imagens da investigação das mortes dos médicos assassinados em outubro de 2023 em um quiosque na praia da Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio, mostram um homem de moto guiando os criminosos até o local.
De acordo com a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), o suspeito identificado como Giovanni Oliveira Vieira foi o ‘batedor’ dos assassinos. Ele foi o responsável por levar os bandidos até a praia, evitando que o grupo que estava em um carro branco, encontrasse uma blitz ou a Polícia Militar.
No vídeo cronológico montado pela Polícia Civil, é possível perceber que o carro branco e a moto saem de uma rua na Cidade de Deus, também na zona Oeste, até que o veículo passa em posto de gasolina.
Depois, tanto o homem na moto como o veículo branco, seguem pela Avenida Ayrton Senna, sempre com a moto na frente o carro atrás. Nas imagens, também é possível identificar que o suspeito está com uma bolsa preta, igual as que são usadas por entregadores por aplicativo.
Várias câmeras de segurança, em diversos pontos até a chegada na orla da praia da Barra da Tijuca registraram todo o trajeto.
Em algumas, já na beira da praia, é possível ver com mais clareza a passagem da moto e do carro em direção ao quiosque onde os médicos foram executados.
Quando os bandidos se aproximam, moto e veículo passam direto e depois retornam. Até que os criminosos saem do carro e atiram várias vezes contra os médicos.
Polícia fez buscas contra o suspeito da moto
Na sexta-feira (20), a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizaram uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra, Giovani Oliveira Vieira, que segundo a polícia estava pilotando a moto. Os agentes foram até a casa dele, na Cidade de Deus, mas não o encontraram.
Suspeitos de matar médicos morreram
- – Philip Motta Pereira, o “Lesk”: autorizou a morte do miliciano Taillon
- – Ryan Soares de Almeida, o “R22”: um dos executores dos médicos
- – Tiago Lopes Claro da Silva, o “Paulista”: mais um dos executores dos médicos
- – Roberto Da Silva Dos Reis, o “BK”: terceiro executor do crime
Esses quatro criminosos foram assassinados pela Cúpula do Comando Vermelho, durante um tribunal do crime, após matarem os médicos por engano.
Além deles, a investigação apontou a participação de Elias Tiago Torres Leite, conhecido como “Militão”, no crime. Ele seria o motorista do carro que levou os executores ao local do crime.
O ataque a tiros matou três médicos ortopedistas e deixou um ferido na madrugada de 5 de outubro de 2023. O grupo passava a noite em um quiosque na Barra da Tijuca. Eles haviam chegado à capital fluminense para participar do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo.