Imagens assustadoras (veja abaixo) mostram a dimensão das chamas que atingiram o mirante do Morro dos Ventos na noite dessa quinta-feira (29), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.
A organização do tradicional restaurante informou ao Primeira Página nesta sexta-feira (30) que o fogo veio da vegetação abaixo do morro e acabou subindo pelo paredão do mirante.
Porém, as chamas não causaram danos severos à estrutura do mirante, que é um dos principais atrativos turísticos na cidade.
O fogo foi contido ainda na noite dessa quinta, com apoio do corpo de bombeiros e dos funcionários. Com isso, o local foi reaberto e funciona normalmente nesta sexta-feira (30), segundo a direção.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 22 militares estão distribuídos na região do Morro dos Ventos, dentro da Área de Proteção Ambiental da cidade; no Morro de São Jerônimo, dentro do Parque Nacional de Chapada e na Fazenda Ponderosa.
As ações contam com um avião para o despejo de água e seis caminhonetes para o deslocamento das equipes.
Incêndios no Parque Nacional
Uma região de morros conhecida como “Quebra Gamela” e a vegetação do entorno da subestação de energia elétrica de Chapada foram os dois pontos afetados pelos incêndios na região do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, segundo o ICMBio.
O primeiro ponto de incêndio iniciou na região do Coxipó do Ouro, na última quarta-feira (21), e atingiu a área de morro citada acima dois dias depois, devido às mudanças de ventos no Estado.
Na madrugada dessa terça-feira (27), o fogo passou a atingir o Parque Nacional de Chapada, como explicou o ICMBio.
No momento, conforme o Instituto, o fogo na região dentro do Parque Nacional já teria sido controlado.
Já o segundo incêndio foi detectado por equipes de brigadistas na última quinta-feira (22) e, apesar de ainda estar fora da área protegida do Parque Nacional, é uma ameça à região de preservação da cidade.
Ponto turístico fechado
Devido aos incêndios florestais na cidade de Chapada, o Morro de São Jerônimo foi fechado para visitação e turismo, nessa quinta-feira (29).
À reportagem, a assessoria do ICMBio informou que ainda não há previsão para a reabertura do atrativo turístico.
Ainda segundo o órgão, 19 brigadistas trabalham no combate aos incêndios na região.