Incêndios atingem paredões do Portão do Inferno e área no Manso


Desde esta terça-feira (1º), um novo incêndio atinge o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Ainda não se sabe a causa do incêndio mas o fogo está localizado em uma região mais alta do Planalto, e avança na área do Portão do Inferno, trecho da MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada. Veja os vídeos abaixo:

LEIA MAIS: Trânsito no Portão do Inferno será bloqueado na próxima semana

Conforme o Corpo de Bombeiros, a área é de difícil acesso, o que dificulta o combate às chamas. Os principais focos estão localizados nos paredões e em pontos mais próximos da rodovia.

“Não há como fazer o combate direto, mas enviamos um avião para fazer um reconhecimento de área e, se houver efetividade garantida, vamos lançar água para impedir o avanço das chamas”, explica o tenente-coronel BM Rafael Marcondes, diretor adjunto operacional dos Bombeiros.

Mais de 12.307 mil hectares queimaram desde 21 de agosto, comprometendo a fauna e a flora e inviabilizando a visitação de vários pontos turísticos.

Outro foco de incêndio

Além da região do Portão do Inferno, há um segundo incêndio na localidade do Manso, onde os bombeiros também fazem o combate. Os incêndios são monitorados por satélites.

Imagem mostra região de paredões com focos de incêndio (Foto: ICMBio)

Área de nascentes

Brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do Prevfogo do Ibama e Bombeiros combatem os chamas, que atingiu a Mata Fria, uma região de nascentes dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

1 USO DO FOGO
Bombeiros de MT combatem incêndio em área de difícil acesso no Portão do Inferno (Foto: Christiano Antonucci – Secom-MT)

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi totalmente fechado para visitação no dia 13 de setembro. Sem focos ativos há mais de uma semana, até esta terça-feira (1º), dois atrativos foram reabertos: Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro, e segundo o ICMBio, eles permanecem abertos, por enquanto.

Desde o dia 3 de setembro estão interditados, o Véu de Noiva, Cachoeirinha, Morro de São Jerônimo (este foi interditado uns dias antes) e Circuito das Cachoeiras.

Incêndios em Mato Grosso

Ao todo, conforme o último levantamente divulgado nessa terça-feir a(1º), 23 incêndios florestais são combatidos em Mato Grosso.

Além dos focos em Chapada dos Guimarães e no Manso, no Pantanal as equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndios florestais na unidade de conservação federal Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres; em fazendas no município de Barão de Melgaço; e na Fazenda GCSJ, em Poconé.

bombeiros
Bombeiros no combate ao incêndio no Pantanal (Fotos: Álvaro Rezende)

Os demais combates são feitos em 10 cidades, sendo elas: Santo Antônio do Leverger, Alto Paraguai, Aripuanã, Diamantino, Nova Maringá, União do Sul, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tesouro e Confresa.

Em Mato Grosso, foram registrados 727 focos de calor nesta quarta-feira (2), conforme o Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desses, 541 se concentram no Pantanal, 132 no Cerrado e 54 na Amazônia. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

  1. Trânsito no Portão do Inferno será bloqueado na próxima semana

  2. Cuiabá completa 305 anos com pontos turísticos abandonados





Fonte do Texto

VEJA MAIS

incêndios chegam à rodovia na região do Portão do Inferno

Os incêndios florestais que atingem a MT-251 na região do Portão do Inferno fizeram com…

Naufrágio na Garganta do Diabo: corpo de uma das mulheres desaparecidas é encontrado

O corpo de Beatriz Tavares da Silva, de 27 anos, uma das duas desaparecidas no…

Rematrícula para alunos das escolas estaduais de MT começa na próxima segunda

A rede de ensino de Mato Grosso abre na próxima segunda-feira (7) as inscrições para…