A empresária Tricia Consentino, moradora do bairro nobre de Pacific Palisades, em Los Angeles, nos Estados Unidos, relatou à CNN que acredita que, embora sua casa ainda esteja intacta, seu negócio foi perdido no incêndio. “Há muitas empresas, pertencentes a residentes, que desapareceram”, disse ela à repórter Sara Sidner, da CNN.
Consentino e sua família foram orientados na noite da terça-feira (7) a se retirar e fizeram duas tentativas antes de poder deixar a área com segurança. “Embora nos dissessem para sair, também estávamos sendo bloqueados pela polícia na estrada. Foi muito confuso”, explicou ela.
Durante sua primeira tentativa de retirada, Consentino disse que os destroços e a fumaça a fizeram temer que pudesse ficar presa no fogo.
“Na verdade, pegamos um jovem que estava andando pelo cânion. Ele trabalhava na vizinhança e eu o fiz entrar no meu carro e, quando viramos uma esquina, as nuvens de fumaça subiam pela estrada. Havia cinzas queimadas. Havia chamas de cada lado de nós. O carro estava ficando enfumaçado muito rapidamente. Tínhamos toalhas molhadas sobre o rosto e os carros à nossa frente não se moviam. Havia também todos esses destroços que caíram na estrada. Havia pedras e pequenos pedregulhos”, disse ela à CNN.
“Eu senti como se estivéssemos naquele filme, A Guerra dos Mundos. Não reconheci as ruas onde estive como nossas”, disse Consentino.
A família conseguiu escapar do incêndio na segunda tentativa de saída com escolta policial, depois que a polícia retirou os destroços das estradas, segundo Consentino.
“Acho que cerca de metade das pessoas que conheço perderam suas casas”, disse a proprietária da empresa de aulas particulares, que tem cerca de 200 alunos.