Inovação em saúde: medicina diagnóstica avança com análises genômicas


No século 21, a genômica ascendeu como uma área de destaque na ciência, influenciando profundamente a medicina de precisão. A partir da análise do sequenciamento do DNA, é possível identificar predisposições individuais a diversas doenças de causa genética e determinar quais recursos terapêuticos são mais eficazes para cada pessoa. Esta abordagem abre caminho para tratamentos personalizados, aumentando as chances de sucesso terapêutico e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Considerando a variabilidade genética, o ambiente e o estilo de vida das pessoas, a genômica tem se mostrado uma grande aliada no combate a uma diversidade de condições, como doenças raras, cardiovasculares, neurodegenerativas, cânceres, entre outras.

Em Mato Grosso, o Laboratório Carlos Chagas/Sabin Diagnóstico e Saúde oferece uma ampla lista de exames que auxiliam médicos e pacientes no resultado de diagnósticos precisos de doenças genéticas e contribuem, por exemplo, para a definição de tratamentos mais personalizados.

Um dos exames oferecidos pelo Sabin é o Sequenciamento Completo do Exoma, um teste de alta complexidade para identificar patologias clínicas de origem genética. Ao sequenciar todo o exoma, torna-se possível identificar variantes que ajudam no diagnóstico de doenças genéticas, entre elas, displasias esqueléticas, distrofias musculares, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), baixa estatura e outras. 

“Hoje, a genômica é uma área em franco desenvolvimento e expansão e que compõe nossa frente estratégica de investimentos. Acreditamos no seu potencial de crescimento a partir da entrega de valor para a jornada de saúde de nossos clientes. Trabalhamos desenvolvendo estudos e ampliando as possibilidades diagnósticas a partir do sequenciamento de nova geração (NGS), fazendo ciência e promovendo inovação em saúde”, afirma a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

Nos últimos anos, a empresa realizou in house a inclusão de novas triagens no Teste Genético da Bochechinha, o que permite um diagnóstico preciso de várias doenças genéticas em bebês recém-nascidos. Primeiro, com a inclusão do Citomegalovírus Congênito (CMV), depois para a detecção de Atrofia Muscular Espinhal (AME) e, mais recentemente, para a identificação da Síndrome de Turner. 

O pioneirismo do Grupo Sabin com os novos estudos do Teste da Bochechinha já recebeu inclusive reconhecimento internacional. O artigo científico sobre a incorporação da triagem para o CMV no Teste da Bochechinha, elaborado pelo coordenador de Genômica do Sabin, Gustavo Barra, recebeu o prêmio de melhor trabalho no congresso da Association for Diagnostics & Laboratory Medicine (ADLM), em 2023. A edição de 2022 do evento, que reúne especialistas do mundo todo, já havia premiado o artigo sobre a inclusão da AME no mesmo teste. Esses e outros exames podem ser realizados em qualquer uma das 18 unidades do Laboratório Carlos Chagas/Sabin em Mato Grosso. 

Gustavo Barra, coordenador de Genômica do Sabin (Crédito: Assessoria).

Com 56 anos de tradição, o Carlos Chagas é referência em serviços de saúde de qualidade no estado. “A incorporação de exames inovadores é resultado de uma cultura de investimento continuado no desenvolvimento dos profissionais e na implementação de tecnologias cada vez mais avançadas e um grande resultado da integração do Carlos Chagas ao Sabin Diagnóstico e Saúde, realizada em 2019”, destaca o sócio-diretor do laboratório, Jerolino Aquino.

Grupo Sabin: 40 anos de excelência e qualidade

O Laboratório Carlos Chagas/Sabin Diagnóstico e Saúde integra o ecossistema de saúde do Grupo Sabin, que completou 40 anos em maio. A empresa nasceu em 1984, em Brasília, fruto do sonho de empreendedorismo das bioquímicas Sandra Soares Costa e Janete Vaz. 

Nos últimos 10 anos, o Sabin passou por um processo de expansão orgânica e inorgânica, realizando mais de 30 aquisições de empresas. Em Mato Grosso, o grupo chegou em 2019, onde mantém 18 unidades em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sapezal, Nova Olímpia, Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis. Em todo o país são 353 unidades em 78 cidades de 14 estados além do Distrito Federal, que atendem cerca de 7 milhões de clientes por ano.

Além da expansão territorial que estabeleceu a marca em todas as regiões do Brasil, o Sabin se dedicou a diversificar o portfólio de serviços para além da medicina diagnóstica. O ecossistema do Sabin inclui a Amparo Saúde, serviço de atenção primária, que contribui para a gestão de saúde de grupos populacionais nas empresas, e a plataforma integradora de serviços, Rita Saúde oferece uma solução digital, integrando diversos parceiros da saúde como farmácias, médicos e outros profissionais, bem como promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência. 

Em 2020, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo na saúde, o Grupo lançou o SkyHub.Bio, seu hub de inovação que atua na promoção e no desenvolvimento de startups, estimulando parcerias, troca de conhecimento e a construção de modelos de negócio que contribuam para o setor de saúde com base na ciência, eficiência e experiência do cliente.

Como importante pilar da agenda ESG, o Grupo Sabin é mantenedor do Instituto Sabin, que há 18 anos trabalha ações de impacto social nas comunidades onde a empresa está presente, com foco na melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade dessas comunidades, fomentando a inovação social. Nessa trajetória o Instituto impactou positivamente a vida de mais de 1,6 milhão de pessoas e 902 organizações sociais.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Veja como fica o tempo nos últimos dias de novembro

Os últimos dias de novembro devem ser marcados por pancadas de chuva mais concentradas sobre…

por que Elphaba tem a pele verde?

Baseado no clássico livro “O Mágico de Oz”, Wicked apresenta as personagens Elphaba (Bruxa Má…

Venezuela: Asilados em embaixada da Argentina denunciam corte de energia

Pedro Uruchurtu, Coordenador Internacional do Comando de Campanha de María Corina Machado e Edmundo González,…