O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um novo alerta para seus beneficiários e segurados, em relação ao saque do benefício. Se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento, os créditos são devolvidos pelo banco ao INSS.
A devolução é uma medida de segurança realizada pela rede bancária para evitar pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido.
Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação.
Como regularizar?
Para ficar com o cadastro atualizado, o beneficiário deve solicitar o “pagamento de benefício não recebido” no Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135.
No Meu INSS (gov.br/meuinss), o usuário vai fazer o login, com seu CPF e senha. Logo após, basta procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
Também é possível solicitar esse serviço pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.