INSS alerta beneficiários sobre riscos de não sacar os valores


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um novo alerta para seus beneficiários e segurados, em relação ao saque do benefício. Se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento, os créditos são devolvidos pelo banco ao INSS.

INSS. (Crédito: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)

A devolução é uma medida de segurança realizada pela rede bancária para evitar pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido.

Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação.

Como regularizar?

Para ficar com o cadastro atualizado, o beneficiário deve solicitar o “pagamento de benefício não recebido” no Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135.

No Meu INSS (gov.br/meuinss), o usuário vai fazer o login, com seu CPF e senha. Logo após, basta procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.

Também é possível solicitar esse serviço pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.



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