Inteligência artificial no abraço digital, com saudade muito real. O artista visual Hidreley Diao usou I.A para recriar um abraço entre a escritora Gloria Perez e a filha, Daniella Perez, que morreu em 1992.
No vídeo, feito com fotos antigas, elas se olham e se tocam, criando uma imagem profundamente comovente.
Hidreley decidiu criar essa homenagem após Gloria compartilhar nas redes sociais no dia 11 de agosto, que havia tentado criar um “abraço ilusório” no aniversário de Daniella. “Ao ver essa homenagem, decidi presentear Gloria com um gesto que, para minha alegria, a emocionou profundamente”, contou o artista.
A autora expressou sua gratidão comentando no post:
“Que emoção!!! Não consigo parar de ver e de sentir esse abraço”, escreveu ela. “Eu aqui, sem palavras… só sentindo esse abraço”, completou.
Uma homenagem que transcende o tempo
Gloria Perez nos fez refletir sobre presença e ausência em sua última novela da TV Globo, Travessia (2022). A cena do encontro virtual no metaverso entre Chiara (Jade Picon) e Débora (Grazi Massafera), que faleceu no início da trama e só foi revelada à filha no último capítulo, trouxe à tona a força do amor que supera o tempo e o espaço.
No aniversário de Daniella, Glória criou montagens tentando trazer sua filha de volta, ainda que por um instante. Em uma postagem emocionante, ela compartilhou:
“11 de agosto… Essa mágica que você não conheceu permite a ilusão de te trazer de volta, de te fazer presente nas nossas casas de hoje, e nos momentos que você não teve chance de viver. Agora ela consegue até que a gente se abrace. Tentei muito, mas ainda não consegui fazer funcionar. É um abraço ilusório, mas mesmo assim, um abraço. De todo modo, um dia, em alguma dimensão desse universo ele será de verdade!…”
Dizia a publicação.
Um lembrete de que a tecnologia pode e deve ser usada para aproximar, podendo oferecer conforto e conectar pessoas. Mesmo quando não estão fisicamente juntas.
Morte de Daniella Perez
Atriz, ela foi assassinada aos 22 anos com golpes de tesoura, em 1992. Na época, Daniella interpretava a personagem Yasmin, na novela “De Corpo e Alma”, escrita por Gloria Perez, e era casada com o ator Raul Gazolla.
Guilherme de Pádua interpretava o par romântico de Daniella na novela. Ele e a mulher, Paula Thomaz, foram condenados pelo assassinato. Paula foi condenada a 18 anos e meio de prisão, e Guilherme, a 19 anos.
Logo depois da prisão, o casal se separou. Ambos saíram da prisão antes de cumprirem 7 anos de pena, em 1999. Guilherme faleceu em novembro de 2022, em Belo Horizonte, após sofrer um infarto.