O primeiro debate presidencial entre Donald Trump e Kamala Harris, promovido pela ABC News, promete ser um momento crucial na corrida presidencial americana. Em entrevista à CNN Brasil, o professor Lucas de Souza Martins, da Universidade de Temple, analisou as estratégias e expectativas de Donald Trump para este confronto.
Pontos sensíveis para Trump
O especialista destacou dois pontos particularmente sensíveis para a campanha de Trump e podem ser explorados pelos democratas no debate: a invasão do Capitólio e sua gestão durante a pandemia de Covid-19.
A invasão ao Capitólio aconteceu durante a sessão conjunta do Congresso que confirmou a vitória de Joe Biden nas Eleições Presidenciais de 2020, em 6 de janeiro de 2021, centenas de apoiadores do então presidente, Donald Trump, marcharam para o prédio após meses alegando fraude nas votações, o que nunca foi comprovado e, pelo contrário, foi desmentido pelas principais autoridades dos EUA.
Já a gestão do ex-presidente na pandemia também pode ser alvo de embates no debate, de acordo com o professor. “A forma como Trump lidou com a crise sanitária também pode ser explorada pelos democratas”. Lucas explica que o governo de Biden “proporcionou, em termos de entrega, uma gestão muito mais qualificada para o público”.
Apesar dos pontos críticos, o ex-presidente e candidato à Casa Branca ainda levanta dúvidas sobre qual será seu comportamento, visto que será seu primeiro embate após a desistência de Joe Biden da disputa presidencial.
Confira a entrevista na íntegra:
O debate será transmitido pela CNN Brasil com tradução simultânea a partir das 21h45.