investir no social é fortalecimento de marca


O consumo consciente está cada vez mais valorizado. O impacto que as marcas exercem no mundo é medido não apenas pelas necessidades comerciais que resolvem, mas também pelo quanto contribuem para melhorar a sociedade ao seu redor.

Caixa da campanha Aquece MS 2024 cheia de doações em Campo Grande (Foto: Vivian Krajewski)

Por isso, apoiar projetos e investir no social tornou-se essencial para empresas que desejam se destacar e conquistar um público mais engajado.

No entanto, esse apoio deve estar alinhado ao verdadeiro propósito da marca. Em vez de ações esporádicas, é fundamental construir uma estratégia sólida, perene e com resultados quantificáveis.

Em Mato Grosso do Sul, o Aquece MS é um exemplo de projeto que vai muito além do social, interagindo com a comunidade e os setores públicos e privados.

Anualmente, a TV Morena, junto de outros parceiros, mobilizam a comunidade em prol das pessoas em vulnerabilidade social. Conheça um pouco mais da ação abaixo.

O impacto de investir no social

Para que as empresas incorporem doações como parte de suas estratégias de marca, é essencial que essas iniciativas representem uma extensão genuína de seu propósito corporativo.

Esse movimento vai além de campanhas pontuais, exigindo uma integração orgânica e contínua da filantropia na cultura organizacional.

Estudos recentes destacam a necessidade de soluções integradas para crises globais interconectadas.

Empresas que alinham suas práticas de doação a um propósito mais amplo não apenas ampliam seu impacto social, mas também fortalecem a relação com consumidores e stakeholders.

A 2ª edição da pesquisa “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam as doações” reflete essa tendência.

O que os consumidores esperam das marcas

A preocupação com causas sociais e ambientais é uma realidade para a maioria dos consumidores.

Segundo a pesquisa, 69% dos entrevistados afirmam se sentir apreensivos com questões como violência, saúde, desigualdade social, manejo de resíduos, fome e educação.

Entre as causas que mais receberam doações, destacam-se acolhimento e proteção de animais abandonados (57%) e defesa dos direitos e cuidados com a infância e adolescência (33%).

Camila Novaes, diretora de marketing da Visa, reforça essa ideia:

“Marcas que atuam com transparência e consistência em iniciativas sociais se posicionam como agentes de transformação. (…) Ao adotar uma abordagem consciente e coerente, as marcas não apenas solidificam sua posição no mercado, mas também promovem mudanças significativas e duradouras.”

Transparência e responsabilidade

Quando marcas assumem compromissos e permitem que eles sejam acompanhados por stakeholders e consumidores, fortalecem sua credibilidade e demonstram alinhamento com uma postura contemporânea de transparência e responsabilidade.

Dados da pesquisa “Doação Brasil 2022”, realizada pela Ipsos, reforçam essa tendência. O estudo aponta que 83% dos brasileiros acreditam que as empresas devem contribuir mais para a sociedade e investir no social.

Mais do que uma estatística, esse dado representa um apelo e um direcionador de consumo. Prova disso é que 62% dos consumidores estão mais dispostos a preferir marcas que destinam parte de seus recursos a projetos sociais e culturais.

A Geração Z e o impacto social

A geração Z, que já ocupa um espaço significativo no mercado e entre líderes emergentes, tem expectativas ainda mais altas: 96% acreditam que as empresas devem atuar ativamente em questões socioambientais.

Isso indica que o público jovem valoriza marcas com propósito e que suas decisões de consumo serão cadas vez mais pautadas por impacto social e ambiental.

Investimentos de impacto

Com o agravamento das desigualdades sociais e o aumento do risco de desastres climáticos, muitos investidores têm apostado no ESG como um caminho para conciliar impacto social e retorno financeiro.

Assim, os investimentos de impacto ganharam força, impulsionando iniciativas que geram transformações reais na sociedade.

Investir em ações sociais vai muito além de resultados imediatos de marketing. Quando as marcas apoiam iniciativas dessa natureza, consolidam-se no mercado e promovem mudanças significativas e duradouras que beneficiam toda a comunidade. Mais do que isso, constroem um ativo essencial para qualquer instituição: um legado.

Aquece MS: um exemplo de impacto social

Na TV Morena, o projeto Aquece MS se destaca como um exemplo de iniciativa social com propósito. Sendo uma das maiores campanhas de arrecadação de agasalhos do Mato Grosso do Sul, o projeto é fruto de uma parceria entre TV Morena, Rotary Club e diversas instituições locais.

Todos os anos, o Aquece MS arrecadas milhares de roupas, agasalhos, cobertores e sapatos para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade durante o inverno.

As doações ocorrem ao longo dos meses de abril e maio, em pontos parceiros. No “Dia D”, há uma mobilização especial, com arrecadação centralizada e possibilidade de doação em sistema drive-thru.

Para a coordenadora do Aquece MS, Eloisa Lampugnani, o projeto é fundamental para a TV Morena por levar uma pauta social para a comunidade e assim ajudar o próximo.

“O Aquece MS tem um papel fundamental para ajudar essas pessoas que precisam e conectar esses parceiros que nos ajudam a potencializar esse nosso alcance. Então ele acontece em Campo Grande e em Dourados com o objetivo de ajudar, de levar esperança e acalento para as pessoas que estão em vulnerabilidade social”, relata.

Em Campo Grande (2024):

  • 18 pontos de coleta;
  • Mais de 22 mil peças arrecadadas;
  • 18 instituições beneficiadas;
  • 4 empresas apoiadoras.

Em Dourados e região (2023):

  • 78 pontos de coleta;
  • Mais de 16 mil peças arrecadadas;
  • 15 instituições beneficiadas;
  • 4 escolas parceiras;
  • 4 empresas apoiadoras.

Para 2025, o Aquece MS espera ampliar ainda mais seu impacto, alcançando um número maior de beneficiados e fortalecendo seu compromisso social.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Prefeitura anuncia medidas emergenciais para enfrentar crise na saúde

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), se reuniu com representantes da Sesau (Secretaria…

Bombardeiro estratégico russo cai na Sibéria e uma pessoa morre

Um bombardeiro estratégico russo de modelo Tu-22M3 caiu na região de Irkutsk, no sudeste da…

PMs agridem homem com barra de ferro em Primavera do Leste

Quatro policiais militares foram afastados de suas funções nessa quarta-feira (2), após serem flagrados agredindo…