O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, virá ao Brasil para a Cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro neste mês, segundo confirmou a Casa Branca em comunicado nesta quinta-feira (7).
O governo norte-americano também afirma que Biden passará por Manaus, onde visitará a Amazônia. No Rio de Janeiro, ele terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A passagem do democrata pelo território brasileiro acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro.
“Enquanto estiver em Manaus, o presidente Biden visitará a floresta amazônica para se envolver com líderes locais, indígenas e outros que trabalham para preservar e proteger esse ecossistema crítico, a primeira visita desse tipo de um presidente dos EUA em exercício”, destaca a Casa Branca.
A nota informa que o encontro com Lula acontecerá no Rio de Janeiro e que ele “reforçará a liderança dos EUA em direitos dos trabalhadores e crescimento econômico limpo”.
Durante a Cúpula do G20, Biden também pretende destacar a necessidade do trabalho conjunto com os países em desenvolvimento sobre fome, pobreza, mudanças climáticas, ameaças à saúde e “encargos da dívida dos países em desenvolvimento”.
A reunião do G20 acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro.
A Casa Branca também confirmou que Biden irá a Lima, no Peru, entre os dias 14 e 16 deste mês para participar da cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
Ele terá encontro com a presidente peruana, Dina Boluarte, e pretende “reforçar o forte relacionamento” entre os dois países.