Josh Shapiro como vice seria acerto para campanha de Kamala, diz cientista político à CNN


O cientista político e professor do Insper, Leandro Consentino, comentou ao Bastidores CNN a possível escolha do atual governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, como vice na chapa da atual vice-presidente e possível candidata do Partido Democrata à Casa Branca, Kamala Harris. Para o especialista, a decisão seria um acerto estratégico da campanha.

Consentino destacou que a escolha de Shapiro seria fundamental por várias razões. “É um contraponto a ela do ponto de vista de ser um judeu, um candidato homem, e ao mesmo tempo porque traz ali o estado da Pensilvânia”, explicou o professor.

A importância da Pensilvânia nas eleições americanas

O cientista político ressaltou o papel crucial da Pensilvânia como um dos “estados-pêndulo” nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

“Os estados-pêndulo nos Estados Unidos jogam um papel fundamental na eleição norte-americana, porque vários colégios eleitorais já são definidos de antemão”, explicou Consentino.

Segundo o especialista, estados como a Califórnia e o Texas já têm tendências eleitorais bem definidas, enquanto a Pensilvânia varia entre apoios republicanos e democratas durante as eleições.

“Shapiro é uma liderança fundamental dentro da Pensilvânia, e aí ela trazer ele como companheiro de chapa, como running mate, como a gente chama, é um acerto, sem dúvida nenhuma, para a sua campanha”, afirmou.

O desafio de Kamala Harris

O professor destacou que Kamala terá que definir claramente suas ideias e posições durante a campanha. “As ideias de fato de Kamala Harris, essas são a grande incógnita que a gente tem no momento, e isso vai ficando cada vez mais claro à medida que a campanha vai avançar e que os debates vão ocorrer”, concluiu Consentino.

A possível nomeação de Josh Shapiro como vice de Kamala Harris representa uma mudança significativa na estratégia democrata para as eleições de 2024, buscando equilibrar a chapa e conquistar um estado-chave para a vitória presidencial.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

5 técnicas eficazes para lembrar do que você leu

Memorizar o que lemos pode ser um desafio, especialmente ao nos prepararmos para provas ou…

Análise: A nova fase da guerra da Ucrânia

A guerra na Ucrânia está entrando em uma nova fase, marcada pelo uso de armas…

“Se eu não te matar, eu vou te prender”: canto em colégio militar do TO gera polêmica

Um canto guiado por um policial militar no Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais, na cidade…