Justiça condena a meio século de prisão autor de ataque a bombas em supermercados


Foi condenado a 51 anos e cinco meses de reclusão e 70 dias-multa Rodrigo Machado de Oliveira, autor do ataques com bombas em duas unidades do Supermercado Tropical em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, ocorrido em 4 de abril de 2023. Veja o vídeo no ataque mais abaixo na matéria.

Explosão em mercado foi na noite do dia 4 de abril de 2023. (Foto: Reprodução)

O criminoso foi submetido ao Tribunal do Júri no município nessa segunda-feira (16), em uma sessão que durou cerca de 18 horas. Conforme sentença do juiz Leonardo Costa Tumiati, Rodrigo cumprirá pena em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade.

O Conselho de Sentença acolheu a tese do MPMT (Ministério Público do Estado de Mato Grosso) e o condenou pelos crimes de homicídio tentado, explosão, extorsões e emprego de artefato explosivo ou incendiário.

Relembre o caso

Conforme a investigação da Polícia Civil, no dia 04 de abril, por volta das 8h30, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da rede de supermercados de Rondonópolis recebeu mensagens de Rodrigo dizendo “ser membro de uma organização que efetua ações de altíssima violência” e exigindo o pagamento de R$ 300 mil em Bitcoins. A moeda virtual na época valia R$ 148 mil.

Caso não fosse atendido até o final da tarde daquele dia, a pena seria de ataques contra as 11 lojas que compõem a rede de supermercados.

Passado o prazo, por volta das 18h, ele foi de motocicleta até em uma das lojas da rede, localizada no bairro Vila Operária, ficou afastado por aproximadamente 60 metros do local e acionou a bomba por controle remoto. houve a detonação do explosivo. Vídeo abaixo:

No dia 5 de abril, Rodrigo entrou em contato com o supermercado e fez outra ameaça exigindo o pagamento. Ele ameaçou a divulgar nas redes sociais que o estabelecimento estaria sendo alvo de bombas por ter emprestado dinheiro a uma associação criminosa e não ter feito o pagamento.

De acordo com a investigação, a intenção era que o supermercado perdesse clientes e com a interdição, também teria prejuízos financeiros.

Após a nova ameaça, as lojas da rede foram fechadas. Outra bomba foi encontrada na unidade do Jardim Tropical, mas não houve a explosão. O artefato foi localizado pela Polícia Civil e equipes especializadas realizaram a detonação. 

O autor foi preso preventivamente no dia 12 de abril, na casa dele, no residencial Farias, os policiais civis apreenderam objetos utilizados na fabricação dos artefatos explosivos.

Conforme apuração, Rodrigo foi identificado pelo rastreamento do telefone celular e imagens de câmeras de segurança. Na investigação descobriram que ele tinha mais de 15 anos de experiência no manuseio de explosivos e, desde outubro de 2022, estava articulando o plano, como compra de equipamentos, confecção do explosivo e escolha da empresa que seria a vítima.

Vítimas do ataque

Com a explosão, os estilhaços arremessados atingiram um menino de sete anos que teve fraturas na bacia, no joelho, na perna direita e na mão esquerda, além disso por todo seu corpo havia fragmentos em decorrência da explosão, inclusive nos olhos. Ele foi operado e ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional.

Já a outra vítima, uma mulher sofreu rompimento de tendões no pé direito e passou por cirurgia em um hospital particular da cidade, ainda teve que ficar de repouso por três meses após a operação.

O criminoso também causou prejuízos patrimoniais aos sócios do estabelecimento comercial.

  1. Polícia prende responsável por explosão em mercado de Rondonópolis



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Alagamentos, destruição e 183 mortes: relembre a tragédia das chuvas no RS que marcou 2024

Considerada a pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, as fortes chuvas…

veja os números sorteados e resultado do concurso 3.271

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio da Lotofácil, nesta terça-feira (17), em São Paulo.…

Número de mortos no terremoto de Vanuatu sobe para 14

O número de mortos no terremoto de magnitude 7.4, que atingiu o arquipélago de Vanuatu,…