Justiça determina demolição de construções na Praia Mole, em SC

CNN Brasil


A Justiça de Santa Catarina determinou a demolição dos estabelecimentos construídos em área de preservação ambiental na Praia Mole, em Florianópolis (SC).

Além da demolição, a sentença também solicita a retirada dos entulhos e a apresentação de um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), que seja aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o objetivo de restaurar o equilíbrio ambiental.

Os réus também foram condenados a pagar, individualmente, R$ 100 mil, devido aos gravíssimos danos ambientais. A exceção é de um único estabelecimento que teve uma ocupação mais recente e por isso pagará R$ 10 mil.

A ação foi movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) e representada pela Procuradoria da União em Santa Catarina, em conjunto com o Ministério Público Federal. Os réus foram proprietários de bares e o município de Florianópolis (SC).

“Os estabelecimentos foram edificados sem qualquer autorização do órgão patrimonial da União (SPU/SC) e, conforme destacado na sentença, exploram ilicitamente uma área de preservação permanente”, afirma o advogado da União Victor Klafke Ribeiro.

A decisão teve como base laudos periciais que confirmaram que as construções estavam em áreas protegidas. A sentença se baseia no Código Florestal e no entendimento do Superior Tribunal de Justiça de que toda a vegetação de restinga da Praia Mole deve ser preservada.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Líder supremo do Irã rebate ameaça de Trump sobre acordo nuclear

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta segunda-feira (31) que os EUA…

Águas de março: SP deve ter temporais nesta segunda-feira (31)

A segunda-feira (31) deve ser de temporais localizados em São Paulo, de acordo com a…

Oposição da Turquia realiza protestos contra prisão do prefeito de Istambul

Centenas de milhares de pessoas se reuniram em Istambul neste sábado (29) para protestar contra…