A Justiça do Rio de Janeiro realiza, nesta segunda-feira (9), a audiência de instrução e julgamento dos três acusados pelo assassinato do advogado Rodrigo Marinho Crespo, morto a tiros em fevereiro deste ano, no centro da capital carioca.
De acordo com o Tribunal de Justiça do estado, a audiência deve acontecer a partir das 13h, na 3ª Vara Criminal, e é o primeiro passo para o julgamento.
Durante a audiência, tanto os réus quanto 23 testemunhas devem ser ouvidas, entre acusação e defesa.
Em abril deste ano, dois meses após a morte do advogado, a Justiça do Rio decretou a prisão preventiva dos três acusados. À época da decisão, o juiz Cariel Bezerra Patriota, do III Tribunal do Júri da Capital, determinou o afastamento de um deles, que é policial militar, de suas funções públicas.
Os réus, o PM Leandro Machado da Silva, Cezar Daniel Mondêgo de Souza e Eduardo Sobreira de Moraes, são acusados de envolvimento direto no crime, que foi planejado e executado com 21 disparos, no dia 26 de fevereiro, em uma área movimentada e próxima a importantes órgãos institucionais.
O crime
Rodrigo Marinho Crespo foi morto por volta das 17h, a cerca de 50 metros da sede da OAB. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o advogado é atingido por um homem encapuzado que já esperava pela vítima e saiu de um carro branco que estava na frente do prédio.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime teria sido motivado pela atuação profissional da vítima, que incomodava uma organização criminosa ligada a jogos de apostas online.