Catedral de Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá – cidade a 413 quilômetros de Campo Grande – foi alvo de furto nesta semana. O crime foi filmado: nas imagens o que mais chama atenção é que o suspeito chegou a tirar o boné para entrar na igreja, mas nada impediu que ele levasse objetos de cima do altar.
Assista ao crime:
Segundo a Polícia Civil o furto aconteceu na terça-feira (16), mas depois os objetos de bronze levados foram recuperados nessa quinta-feira (18).
No vídeo é possível ver o jovem de 21 anos entrar na igreja com o boné na mão, uma regra ancestral e que mostra respeito. Mas nem isso foi o suficiente para ele andar até o altar e pegar um candelabro de bronze com vela e uma lâmpada que iluminava o Santíssimo.
As imagens também mostram o rapaz sair da igreja tranquilamente e colocar o boné de volta a cabeça assim que passa pela porta.
Foram essas imagens que ajudaram a polícia a chegar até o suspeito. Ele foi encontrado no Porto Geral e em interrogatório revelou onde havia escondido os objetos furtados. O candelabro e a lâmpada foram recuperados na casa do autor, no bairro Centro América, e prontamente devolvidos à igreja.
Os dois objetos possuem grande valor para a comunidade religiosa, tanto material quanto sentimental, pois ficam no altar, onde o Jesus Eucarístico é consagrado e exposto.
Agora, o rapaz vai responder por furto, mas já possui diversas passagens pela polícia; entre elas crimes de ameaça, roubo, receptação e ato obsceno. Como não estava em flagrante, ele não ficou preso.
Catedral de Nossa Senhora da Candelária fica bem no centro de Corumbá e ficou de 2016 a 2022 fechada para reforma. A construção é um dos patrimônios históricos de Mato Grosso do Sul.