Entre os 25 mil participantes da Corrida do Pantanal, que acontece daqui a 9 dias, estará um corredor que usou a competição como instrumento de superação da depressão. A realização foi tamanha que Leandro Bernal eternizou, com uma tatuagem, a data da primeira edição da Corrida do Pantanal em 2022.
O 9 de outubro representa um recomeço para o atleta em um ano marcado por barreiras. Com a perda do avô, Leandro se viu abatido pelos sintomas de depressão e ansiedade.
“Ele era praticamente um pai, que me criou, que me ensinou muita coisa, e tive bastante problema com isso após a perda dele.”
Leandro Bernal, corredor.
Diante do diagnóstico há dois anos, Leandro procurou ajuda profissional com psicólogo e psiquiatra.
“Cheguei a fazer o tratamento por 30 dias, mas não consegui me adaptar porque a medicação era muito forte. No retorno ao médico, perguntei o que poderia fazer para não ficar dependente do remédio. Ele me indicou livros, fazer uma caminhada, uma corrida ou demais exercícios que me ajudassem a ter picos de ansiedade.”
Leandro Bernal, corredor.
Leandro escolheu a musculação como aliada para a saúde mental. Mas, quando abriram as inscrições para uma corrida de rua gratuita que prometia agitar a capital, o campo-grandense resolveu se aventurar.
“Quando saiu a inscrição da Corrida do Pantanal, eu pensei: por que não tentar algo novo, um desafio? Foi quando me inscrevi.”
Leandro Bernal, corredor.
Desde então, o atleta já participou de 40 provas, mas os sete quilômetros da Corrida do Pantanal 2022 ficaram eternizados.
“Tiveram outros eventos que me marcaram muito, mas eu pensei: eu tenho que tatuar o evento que abriu esse caminho para mim nas corridas de rua. A Corrida do Pantanal foi a primeira, então, vai ser a que vai ficar marcada para sempre.”
Leandro Bernal, corredor.
Na Corrida do Pantanal de 2023, ele correu pela primeira vez o percurso mais longo.
“Campo Grande é um lugar que tem muita subida, descida, ladeira. Foi bem desafiadora, eu senti um pouco o percurso, senti um pouco de dor na lombar, um desconforto, mas consegui chegar e completar no tempo que eu esperava.”
Leandro Bernal, corredor.
Em 2024, Leandro vai correr novamente o percurso dos 15 quilômetros. No passado, o corredor completou a prova em 1 hora e 15 minutos. O objetivo agora é melhorar ainda mais o próprio tempo. Para isso, ele treina 4 vezes por semana.
-
Corrida do Pantanal: atletas da melhor idade são campeãs em cuidar da saúde
-
Faltam 10 dias para a Corrida do Pantanal 2024
-
Corrida do Pantanal: força-tarefa vai garantir segurança dos corredores
-
Pelo 2º ano, Corrida do Pantanal terá largada por ondas em Campo Grande
“Virou uma paixão. Quando chego do trabalho, mesmo cansado, não meço esforços. Coloco meu tênis e vou treinar, porque sei que é aquilo que vai me ajudar a cada vez mais ficar sem crises, sem precisar de medicamento.”
Leandro Bernal, corredor.
Levando sempre consigo no coração e na pele o avô e a mãe, Leandro será um dos 25 mil participantes da Corrida do Pantanal 2024.
Corrida do Pantanal
A Corrida do Pantanal acontece daqui 10 dias em 22 de setembro. Mais de 25 mil atletas se inscrevam para participar da 3ª edição do evento, neste ano. A Corrida do Pantanal é realizada pelo Sistema Fiems e Sesi/MS, em parceria com a TV Morena.
Retirada dos kits
Antes do evento, os participantes devem retirar os kits de corrida. A entrega será feita com a numeração de peito nos dias 19 e 20 de setembro, das 9h às 21h, e no dia 21 de setembro, das 9h às 18h, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco (avenida Mato Grosso, 5017 – Bairro Carandá Bosque).
O responsável deverá conferir os dados pessoais (nome, data de nascimento e modalidade) e o número de peito. Não serão entregues kits no dia da prova.
Identificação
- Documento de Identidade, com foto (RG ou Carteira de Motorista) original;
- Comprovante de inscrição, que poderá ser consultado por ocasião da entrega do kit do atleta. A não apresentação deste comprovante isenta a organização de qualquer tipo de reclamação;
- Para terceiros retirarem o kit do atleta são necessários os mesmos documentos acima mencionados. Caso não tenha o documento original, o mesmo poderá apresentar uma cópia dos documentos do atleta. Atletas inscritos na corrida de 15 km e corrida de 8 km também receberão chip eletrônico de cronometragem, sendo de uso obrigatório na prova.
Será obrigatório o uso da camiseta da prova para os participantes da corrida de 15 km, corrida de 8 km e caminhada de 5 km. O não uso poderá ocasionar a desclassificação, salvos somente em casos de atletas de elite, atletas patrocinados e assessorias de corrida, que deverão comunicar previamente a organização e ter o consentimento da mesma.