Do Pantanal sul-mato-grossense a Hollywood, a campo-grandense Letícia Naveira, de 35 anos, está vivendo o auge da carreira: ela participou, como diretora de elenco, do longa Ainda Estou Aqui, indicado a três prêmios no Oscar 2025, entre eles, o de melhor filme. A conterrânea está em Los Angeles para a premiação.
Na noite dessa terça-feira (25), Letícia participou de um jantar para os indicados ao Oscar, realizado no Museu da Academia, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Apesar de nesta edição ainda não ter premiação para a categoria “direção de elenco”, a campo-grandense compartilha que os profissionais foram chamados para que o “terreno possa ser preparado” para o próximo ano, quando houver a inclusão.
“Foi muito legal, eu amei. Realmente é um sonho. Pensar que vim de Campo Grande, estudei, fiz um curso de cinema e esse curso de cinema me despertou um interesse infinito pelo audiovisual. E pensar que cheguei tão longe. É importante que o estado invista em cursos de cinema”.
Letícia Naveira.

A cineasta afirmou, ainda, que é importante a valorização de filmes que saíam do blockbuster (sucesso de bilheteria, em tradução livre) de Hollywood, e que foquem em longas mais independentes.
Para chegar até a direção de elenco do filme, Letícia relatou que o aprendizado ao longo dos anos, vindo de pesquisas, foi o diferencial.
“O Walter [Salles] me convidou para fazer a direção de elenco do filme. O meu forte é a pesquisa de elenco, de não-atores e atores, e para as crianças era muito necessário que tivesse uma diretora de elenco, que tivesse uma veia muito forte de pesquisa. Acho que esse foi o meu diferencial para ser chamada para esse trabalho, principalmente por conta da família, as crianças [que atuaram no filme]”.
Letícia Naveira.
Evento que antecede o Oscar
No evento, Letícia teve a oportunidade de estar ao lado de estrelas internacionais como Demi Moore, Jane Fonda, Adrien Brody, Mikey Madison e Fernanda Torres. Veja os encontros no vídeo abaixo.
Na espera pelo Oscar

Assim como todos os brasileiros, a expectativa da campo-grandense é altíssima em relação aos prêmios que o filme pode receber neste domingo (2).
“Acho que a gente tem muita chance de ganhar, tanto o filme quanto a própria Fernanda. E, de qualquer maneira, vai ser um orgulho tremendo. Já é um orgulho a gente ter chegado tão longe e espero que só aumente no domingo”.
Letícia Naveira.
Atualmente, Letícia vive no Rio de Janeiro, mas morou em Campo Grande até os 18 anos, quando deixou a capital sul-mato-grossense para estudar cinema.

Ainda Estou Aqui no Oscar 2025
A premiação acontece na noite de domingo (2). O longa brasileiro Ainda Estou Aqui está concorrendo nas categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. O evento será transmitido em rede aberta pela Rede Globo, além do app Globoplay.