Lewandowski descarta federalizar investigação sobre assassinato de delator do PCC

CNN Brasil


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que a investigação sobre o assassinato do empresário e delator do PCC, Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, não deve ser federalizada, pois a apuração é de “competência do estado”.

“Num primeiro momento, não existe nenhuma ideia de federalizar esse caso. Ocorre que o réu fez a colaboração ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Portanto, a princípio, a competência de investigar o caso é da polícia paulista”, afirmou o ministro nesta terça-feira (12) à jornalistas no Palácio de Justiça.

A federalização de um caso consiste em transferir a responsabilidade da investigação e julgamento de um crime para a esfera federal. Isso significa que o caso passa a ser da competência da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Justiça Federal.

O crime aconteceu na última sexta-feira (8), Gritzbach foi assassinato com com pelo menos 10 tiros disparados por fuzis e uma pistola no aeroporto de Guarulhos. Ele havia celebrado um acordo de delação premiada em que entregaria policiais em um suposto esquema de extorsão e envolvimento com o crime organizado.

De acordo com Lewandowski, as investigações sobre o crime devem ficar com a Polícia Civil de São Paulo.

“É uma questão clara de competência do estado, ocorre que percebeu-se que também houve uma interferência no funcionamento do aeroporto de São Paulo e portanto isso desperta a competência da Polícia Federal”, complementou o ministro.

Um dia após o crime, a Polícia Federal determinou a abertura de um inquérito para investigar o caso. No entanto, Lewandowski explicou que ele foi aberto porque o crime aconteceu dentro do aeroporto.

“Em um primeiro momento, a Polícia Federal colocou-se à disposição das autoridades de São Paulo, mas também abriu um inquérito paralelo no que diz respeito à sua competência, que é justamente a investigação de problemas que interfiram com o funcionamento do aeroporto de São Paulo”, disse o ministro.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Explosões na Praça dos Três Poderes são destaque na imprensa internacional; veja

As explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, são destaque na imprensa internacional nesta…

Advogado foi morto em emboscada planejada pela esposa, diz polícia do SE

O advogado criminalista José Lael de Souza Rodrigues Júnior, morto no fim do mês passado,…

Novas vagas de emprego sem necessidade de experiência estão disponíveis em Cuiabá

Cerca de 450 vagas de emprego para diversas áreas e níveis de formação estão sendo…