Líder da Coreia do Norte se reúne com autoridade russa do alto escalão


O líder norte-coreano Kim Jong Un se reuniu com o autoridade de alto escalão de segurança russo Sergei Shoigu e discutiu o aprofundamento do diálogo estratégico entre os dois países, informou a mídia estatal KCNA neste sábado (14).

Eles tiveram uma “ampla troca de opiniões sobre situações regionais e internacionais” e chegaram a um consenso satisfatório sobre questões que incluem mais “cooperação para defender os interesses de segurança mútua”, disse a KCNA.

Kim disse que a Coreia do Norte continuará a expandir a cooperação com a Rússia, em linha com a parceria estratégica entre os dois países, segundo a KCNA.

Os Estados Unidos e a Ucrânia, entre outros países, assim como analistas independentes, afirmam que Kim está ajudando a Rússia em sua invasão da Ucrânia, fornecendo foguetes e mísseis em troca de assistência econômica e militar de Moscou.

Moscou e Pyongyang negam as acusações, mas se comprometeram a aumentar a cooperação militar e assinaram uma parceria estratégica abrangente em uma cúpula em junho.

Shoigu, que foi ministro da Defesa da Rússia até maio e agora é secretário do Conselho de Segurança, sinalizou o início de laços mais estreitos entre a Coreia do Norte e a Rússia com sua visita a Pyongyang em julho do ano passado.

Na ocasião, ele ficou lado a lado com Kim enquanto assistia ao desfile militar da Coreia do Norte exibindo mísseis com capacidade nuclear e drones de ataque, como a primeira autoridade de Defesa russa a visitar a Coreia do Norte desde a dissolução da União Soviética em 1991.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Bolsas com 50 kg de drogas são apreendidas em fiscalização no interior do Pará

A Polícia Militar apreendeu mais de 50 kg de cocaína que foram abandonadas em duas…

Otan afirma que o uso de novo míssil pela Rússia não afetará o curso da guerra

O uso pela Rússia de um novo míssil balístico de médio alcance para atacar a…

Polícia da Bahia prendeu mais de 90 líderes de facções em 2024

Entre os meses de janeiro e novembro deste ano, a Bahia teve 92 líderes de…