Líderes mundiais ligam para parabenizar Trump; Lula não fez contato


Ao menos 10 governantes do mundo todo já entraram em contato telefônico com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para parabenizá-lo por sua vitória nas eleições.

O presidente Lula fez uma publicação na rede social X, na última quarta-feira (6), reconhecendo a vitória, mas ainda não fez contato direto.

Segundo apuração da CNN, Lula deverá ligar nos próximos dias.

Emmanuel Macron, presidente da França, está entre os líderes que falaram por telefone com Trump. O Palácio de Eliseu, gabinete oficial da Presidência, afirmou que Macron foi um dos primeiros a fazer contato.

“Eles tiveram uma conversa muito calorosa, com base no forte relacionamento que já possuem”, declarou o gabinete.

O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, também ligou na quarta-feira para “fortalecer a relação histórica” entre os países.

Outros chefes de Estado —  como Claudia Sheinbaum, presidente do México; Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália; Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul; Shigeru Ishiba, primeiro-ministro do Japão; Viktor Orbán, primeiro Ministro da Hungria; e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia também falaram com Trump por telefone para parabenizá-lo e reafirmar parcerias.

Uma autoridade sul-coreana disse nesta quinta-feira (7) que Yoon e Trump fizeram uma ligação de 12 minutos e “discutiram os laços estreitos de segurança e economia de seus dois países em todas as áreas”.

Zelensky afirmou ter falado com o presidente eleito por ligação, parabenizando-o e disse que ambos concordaram em manter diálogo próximo para continuar com a cooperação.

O presidente da China, Xi Jinping, também parabenizou Trump em um telefonema, na quarta.

Apesar da onda de ligações, outros governantes não entraram em contato com o presidente eleito.

Líderes de países que já tiveram alguma desavença com os Estados Unidos ainda não falaram diretamente com Trump, é o caso do presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não há planos da Rússia para parabenizá-lo agora.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, parabenizou o republicano numa entrevista pela vitória e disse que a reeleição é um “novo começo”.

“Não fomos bem na primeira administração do presidente reeleito Donald Trump. É um novo começo para apostarmos em uma vitória para todos”, declarou Maduro em fala para a televisão estatal na tarde da última quarta-feira.

O líder bolivariano ainda acrescentou: “Por mais que tenha havido tensões nas relações quando tentaram atentar contra a vida de Trump duas vezes, não hesito um segundo em expressar minha solidariedade e desejar-lhe boa saúde e uma vida longa!”

“Hoje quero desejar-lhe sorte em seu governo e que suas propostas e ofertas eleitorais tenham um bom destino. Aqui estará Nicolás Maduro, presidente constitucional reeleito da Venezuela, sempre pronto para relações positivas com os Estados Unidos e o mundo inteiro”, concluiu Maduro.

*Com informações da Reuters

Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Procurador desiste de caso contra Trump por posse de documentos secretos

Nos Estados Unidos, o procurador especial Jack Smith disse, nesta segunda-feira (25), que está retirando…

PRF resgata aves silvestres que eram vendidas ilegalmente no RJ

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante dois homens que estavam realizando a venda…

Motor de avião de passageiros pega fogo após pouso na Turquia

O motor de um avião de passageiros de fabricação russa pegou fogo após pousar no…