Lituânia acusa de Rússia de enviar pacotes explosivos para aliados da Ucrânia


A Rússia está por trás de pacotes explosivos enviados da Lituânia para países europeus, disse um conselheiro presidencial lituano nesta terça-feira (5), em meio ao alerta entre os países da Otan de que a sabotagem organizada por Moscou quase causou um desastre aéreo.

Governos ocidentais e agências de inteligência na Europa já apontaram Moscou como a fonte de uma série de incêndios e atos de sabotagem na Europa com o objetivo de desestabilizar aliados da Ucrânia.

O diário polonês Gazeta Wyborcza relatou em outubro que pacotes explosivos que causaram incêndios em depósitos de correio no Reino Unido, Alemanha e Polônia em julho se originaram na Lituânia.

O Reino Unido e a Alemanha têm investigado pacotes que pegaram fogo em depósitos em Birmingham e Leipzig, com Berlim dizendo que um acidente de avião foi evitado por pouco quando um pacote de carga aérea pegou fogo.

“Estamos dizendo aos nossos aliados que não é aleatório, é parte de operações militares”, disse Kestutis Budrys, um conselheiro do presidente lituano, Gitanas Nauseda, à rádio Ziniu nesta terça.

“Precisamos neutralizar e detê-lo na fonte, e a fonte é a inteligência militar da Rússia”, disse ele.

Os comentários de Budrys foram a primeira vez que um oficial lituano apontou o dedo para a inteligência militar russa por um ato específico de sabotagem.

A Reuters não conseguiu entrar em contato com Budrys para comentar por telefone. O governo russo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Gazeta Wyborcza relatou que um pacote causou um incêndio em um caminhão em um local pertencente a uma empresa de courier perto de Varsóvia.

A Polônia disse em outubro que havia detido quatro pessoas em uma investigação sobre pacotes explosivos sendo enviados por correio para países da União Europeia e Reino Unido como parte de um plano que visava, em última análise, enviar tais pacotes para os Estados Unidos e Canadá.

A Polônia também fechou o consulado russo na cidade ocidental de Poznan devido a suspeitas de tentativas russas de sabotagem.

O diretor-geral do Serviço de Segurança (MI5) do Reino Unido, Ken McCallum, disse em outubro que o serviço de inteligência militar GRU da Rússia estava tentando causar “caos” no Reino Unido e na Europa.

Eleições nos EUA 2024: tudo o que você precisa saber



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Fuga e caos: motorista alcoolizado mobiliza dezenas de viaturas em perseguição por SP

Um homem de 48 anos foi preso na manhã deste domingo (24) após protagonizar uma…

Jovem “faz besteira”, foge para chácara, mas é preso por matar rival em MS

Cláudio Lourenço Almeida Siqueira, de 31 anos, foi assassinado a tiros e outro rapaz foi…

Vídeo: veja momento em que prédio israelense é atingido por foguetes lançados do Líbano

Imagens capturaram o momento em que um prédio no norte de Israel foi atingido diretamente,…