O talento dos mais jovens escritores de Mato Grosso do Sul está compilado em livro, lançado nesta semana em Campo Grande.
A “Antologia Festival da Juventude – Contos, Poemas e Crônicas” reúne 18 trabalhos selecionados a partir de mais de 700 inscrições nas duas categorias do concurso literário: produzidos por jovens de 15 a 18 anos e de 19 a 24 anos.
Organizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a AACIC (Associação Amigos do Cinema e da Cultura) o Festival da Juventude foi realizado entre 25 e 28 de abril de 2024, na Cidade Universitária da UFMS, em Campo Grande.
O evento também foi marcado por concursos, workshops, palestras, oficinas, shows e espetáculos teatrais. Ao final do festival, foram informados os 18 finalistas do concurso literário, cujos trabalhos integram esta antologia.
Os contos, poemas e crônicas abordam temas que refletem as experiências, anseios e a visão de mundo de uma geração nova e foram escolhidos por um júri especializado.
Entre os jovens autores do livro está o adolescente de Jardim, Nicholas Notario, de apenas 15 anos.
A campo-grandense Mafer Cristino, de 17 anos, também fala da surpresa de estar entre os escritores selecionados. A adolescente venceu o concurso em duas categorias.
A antologia foi lançada na última segunda-feira (27), na Sala de Atos da Reitoria da UFMS, com a presença da Reitora Camila Ítavo e outras autoridades acadêmicas.
Ao todo, três mil exemplares serão distribuídos gratuitamente para os alunos da rede pública, bibliotecas, jovens de aldeias indígenas, livrarias e clubes do livro.