Livro reúne obras dos jovens poetas de MS selecionados em festival


O talento dos mais jovens escritores de Mato Grosso do Sul está compilado em livro, lançado nesta semana em Campo Grande.

Cerimônia de lançamento do livro. (Foto: Divulgação)

A “Antologia Festival da Juventude – Contos, Poemas e Crônicas” reúne 18 trabalhos selecionados a partir de mais de 700 inscrições nas duas categorias do concurso literário: produzidos por jovens de 15 a 18 anos e de 19 a 24 anos.

Organizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a AACIC (Associação Amigos do Cinema e da Cultura) o Festival da Juventude foi realizado entre 25 e 28 de abril de 2024, na Cidade Universitária da UFMS, em Campo Grande.

O evento também foi marcado por concursos, workshops, palestras, oficinas, shows e espetáculos teatrais. Ao final do festival, foram informados os 18 finalistas do concurso literário, cujos trabalhos integram esta antologia.

Os contos, poemas e crônicas abordam temas que refletem as experiências, anseios e a visão de mundo de uma geração nova e foram escolhidos por um júri especializado.

Entre os jovens autores do livro está o adolescente de Jardim, Nicholas Notario, de apenas 15 anos.

“Quando eu enviei meu texto para o festival, eu não esperava ser um dos escolhidos para ser publicado. Eu escrevi por hábito e gosto pela escrita, era mais uma vontade de me expressar livremente para outras pessoas do que ambição. Mas quando meu nome foi anunciado no palco, aquilo foi um sonho sendo realizado. Para alguém como eu, que escreve como meio de traduzir pensamentos para a realidade, estar sendo publicado é algo extremamente gratificante. É como uma confirmação de que minha escrita faz sim sentido. Eu acredito que isso me ajudará muito no futuro.”

Nicholas Notario, escritor.

A campo-grandense Mafer Cristino, de 17 anos, também fala da surpresa de estar entre os escritores selecionados. A adolescente venceu o concurso em duas categorias.

“Nós, jovens escritores, que tivemos nossos talentos incentivados pelo festival, sentimos intensamente marcados até hoje com os efeitos desse evento.”

Mafer Cristino, escritora.

A antologia foi lançada na última segunda-feira (27), na Sala de Atos da Reitoria da UFMS, com a presença da Reitora Camila Ítavo e outras autoridades acadêmicas.

Ao todo, três mil exemplares serão distribuídos gratuitamente para os alunos da rede pública, bibliotecas, jovens de aldeias indígenas, livrarias e clubes do livro.

Design sem nome 2025 02 02T150534.595



Fonte do Texto

VEJA MAIS

VÍDEO: Passageira da United Airlines filma asa do avião pegando fogo

Mais de 100 pessoas foram retiradas de um avião na pista de um aeroporto em…

Paraguaia comete racismo em jogo de futebol e acaba presa no interior de SP

Uma mulher de origem paraguaia foi presa preventivamente, nessa sexta-feira (31), após um episódio de…

Município de MT abre seletivo com salários de até R$ 3,2 mil sem prova escrita

Se você busca a estabilidade de um emprego público, o seletivo do Consórcio Intermunicipal de…