Uma loja de roupas, localizada na Avenida Miguel Sutil em Cuiabá, encontrou uma forma inusitada de chamar a atenção dos clientes em meio aos desafios provocados pelas obras do BRT (Bus Rapid Transit). Com uma faixa promocional bem-humorada, o comerciante, Antonio Mackson, anunciou descontos em calças de um forma completamente inusitada.
Ao Primeira Página, Antonio disse que a obra tem afetado significativamente o movimento da loja, tornando necessário um esforço extra para atrair consumidores.
“Todos nós estamos sentindo bastante. Sabemos que a obra trará benefícios quando for concluída, mas o momento é difícil. A ideia foi criar algo que chamasse a atenção e ajudasse a movimentar as vendas”, explicou o comerciante.
Comércio sente os impactos das obras
O cenário desafiador não é exclusivo do bairro Jardim Leblon. Uma pesquisa recente realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Cuiabá revelou que 90% dos empresários ao longo da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) relataram impactos negativos nas vendas devido às obras do BRT.
Entre os entrevistados, 87% registraram queda no volume de vendas e no faturamento, com uma redução média de 36%. Além disso, 83% dos comerciantes afirmaram que o fluxo de clientes diminuiu.
Para enfrentar a situação, 33% das empresas adotaram novas estratégias de venda, 23% ajustaram o horário de funcionamento e 13% precisaram reduzir o quadro de funcionários.
Em duas de cada 10 empresas, houve demissões.
Obra pode demorar ainda mais
Em uma reviravolta no cenário das obras do BRT, o Governo de Mato Grosso anunciou nesta quarta-feira (5) a rescisão do contrato com o Consórcio BRT, empresa responsável pela execução do projeto.
A decisão foi motivada pelo descumprimento do contrato, estimado em R$ 468 milhões, que pode acarretar em uma multa de R$ 54 milhões ao consórcio.
O governo alega que o Consórcio BRT executou apenas 18% das obras em dois anos e três meses, período em que o contrato deveria ter sido cumprido.
Enquanto as negociações seguem, comerciantes como Antonio continuam buscando alternativas para atrair clientes e manter seus negócios ativos, mostrando que, mesmo em meio às dificuldades, a criatividade pode ser uma grande aliada.