Enquanto nadam nas águas cristalinas de Bonito, as lontras esbanjam fofura e graciosidade🦦. O vídeo abaixo não deixa mentir. Confira!
O registro mostra o mamífero se refrescando na vastidão azul do Rio Formoso, no Refúgio da Barra, um dos atrativos turísticos mais badalados de Bonito, paraíso turístico a 260 km de Campo Grande.
Enquanto nada sozinha, a “lontrinha” esbanja molejo e desenvoltura. O vídeo foi compartilhado pela página Turistando no MS.
“A natureza sempre nos surpreende! Hoje, a estrela do dia foi essa lindinha, uma lontra 🦦 fofíssima que deu um show, mostrando toda a sua graciosidade.”
Turistando no MS.
Outro vídeo, compartilhado recentemente pelo Refúgio da Barra, também mostra outra lontra nadando no leito do rio. Só não dá para saber se é o mesmo animal, que vez ou outra dá as caras pelo refúgio. O vídeo foi gravado por Breno Teixeira.
Assista:
Show das lontras: animais se divertem em águas cristalinas
Lontras dão show de nado sincronizado em encontro de rios cristalinos
Lontra: lobinho-do-rio 🦦
Lontra é fofa demais! (Foto: Reprodução Escola Kids/Uol)
Também conhecidas popularmente como lontra-neotropical ou lobinho-de-rio, as lontras são muito parecidas com suas parentes próximas, as ariranhas.
No entanto, essas “lobas aquáticas” têm algumas características marcantes que as diferenciam das “primas” — a começar pelo comportamento e o tamanho.
Ao contrário das ariranhas “esquentadinhas”, que peitam da jaguatirica à onça-pintada, as lontras são bem mais tranquilas e preferem fugir quando se sentem ameaçadas. Elas também são curiosas, brincalhonas e tímidas.
Enquanto as ariranhas vivem em grupos, as lontras são solitárias — macho e fêmea se encontram apenas na época de reprodução.
O tamanho também é uma característica que distingue uma da outra: enquanto a ariranha pode pesar até 30 kg e medir 1,8 metro, a lontra não passa de 10 kg e 1 metro de comprimento.
Mas ambas são carnívoras, peixes, crustáceos, anfíbios e até pequenos mamíferos ou aves estão na dieta destas lindezas.