Lula se solidariza com Dinamarca por Groelândia em meio a ameaça de Trump

CNN Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta sexta-feira (11), com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, e demonstrou solidariedade na questão da Groenlândia em meio à ameaça do presidente americano Donald Trump de anexar o território dinamarquês.

De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 40 minutos e o presidente brasileiro reforçou o convite para que Frederiksen compareça à COP30, em Belém, no segundo semestre, e à Cúpula Brasil-União Europeia, que ainda não tem data definida.

“Estamos determinados a trabalhar juntos pela finalização do acordo MERCOSUL-União Europeia, sobretudo tendo em vista que o Brasil estará na presidência do MERCOSUL no segundo semestre e a Dinamarca na presidência rotativa do Conselho da União Europeia”, escreveu Lula nas redes sociais.

Os líderes conversaram “sobre o contexto geopolítico atual” e Lula afirmou ter indicado “a disposição do Brasil e da China em contribuir para o fim do conflito na Ucrânia por meio do Grupo de Amigos da Paz”.

“Também expressei o apoio e a solidariedade do Brasil na questão da Groenlândia. Concordamos com a importância da defesa dos princípios do multilateralismo, especialmente no que diz respeito ao livre comércio”, concluiu o petista.

Trump diz que EUA “precisam ter” a Groenlândia

No final de março, Donald Trump afirmou a repórteres na Casa Branca que os Estados Unidos “precisam ter a Groenlândia” por causa da segurança global.

“Precisamos da Groenlândia,” disse o presidente. “Muito importante, para a segurança internacional, temos que ter a Groenlândia. Não é uma questão de, você acha que podemos fazer sem ela. Nós não podemos.”

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump • 26/03/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein

Trump argumentou que o controle sobre a Groenlândia é uma questão de paz “para todo o mundo”, não apenas para os Estados Unidos.

“Olhe para isso, você tem navios de guerra por todo o lugar passando bem ao longo da Groenlândia. Nós não vamos deixar que isso aconteça”, acrescentou Trump.

O presidente disse que acredita que a Dinamarca e a União Europeia entendem sua visão da importância do território, acrescentando um aviso: “E se eles não fizerem isso, nós vamos ter que explicar para eles.”

Os políticos da Groenlândia têm repetidamente sinalizado que eles são contra a anexação, e a primeira-ministra dinamarquês Mette Frederiksen pediu a Trump para respeitar “as regras fundamentais da soberania.”

Uma pesquisa feita por um jornal em janeiro descobriu que 85% dos groenlandeses não querem se tornar parte dos EUA, com quase metade dizendo que o interesse de Trump era uma ameaça, informou a Reuters.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

PM é flagrado agredindo torcedor do São Paulo antes de jogo no RJ

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial militar agredindo um torcedor do…

Trump pretende rotular funcionários federais para facilitar demissões

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (18) que seu governo está…

Criminosos armados batem moto em ambulância e são presos no Rio

Dois suspeitos em uma motocicleta colidiram com uma ambulância na avenida Brasil, na altura de…