Já foram três tentativas, mas o Corpo de Bombeiros ainda não conseguiu capturar o macaco-prego caótico que está percorrendo telhados e invadindo casas, correndo, pulando e causando alvoroço no bairro União, em Canarana, a 838 km de Cuiabá.
Macaco-prego solto em Canarana
Segundo moradores da região, o macaco seria de um grupo de indígenas que morava nas proximidades do bairro, mas, ao se mudarem, eles teriam deixado o animal solto.
Só que o primata não quis ficar na região de mata da cidade e teria voltado para o bairro, onde seguiu surpreendendo os moradores constantemente.
Apesar da proximidade e “simpatia” do macaco com alguns moradores, como é possível ver no vídeo, o fato causa preocupação quanto a possíveis ataques ou acidentes. Vale lembrar que o primata é uma das principais espécies que podem transmitir raiva aos humanos.
Por isso, equipes do comando regional do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, já realizaram três tentativas de capturar o animal, a pedido da Secretaria de Meio Ambiente de Canarana, mas não tiveram sucesso.
As equipes subiram nos telhados das casas, usaram redes e gaiolas, mas a captura não aconteceu devido à rapidez do animal.
Além disso, o macaco foge, com frequência, para a área de mata nas proximidades do bairro e volta dias depois, ou seja, essa falta de permanência dele na vizinhança também interfere na captura.
A preocupação das equipes é que, caso capturado, o primata não consiga mais sobreviver em habitat natural, já que ficou muito tempo em companhia de adultos.
-
Araras abrigadas: município de MT instala ninhos artificiais para aves
-
Meliante! Macaco-prego caótico invade casas em Canarana; veja
-
Abraço da morte: sucuri come macaco em vídeo impressionante