Pugilista histórico brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. Há 15 anos, o boxeador foi diagnosticado com a ETC (Encefalopatia Traumática Crônica), uma doença degenerativa, que possivelmente foi causada pela prática do boxe.
Ídolo do esporte com 17 anos de carreira, Maguila lutou entre 1983 e 2000, é Pentacampeão continental, com o histórico de 85 lutas, com 77 vitórias, sendo 61 por nocaute. Foi o primeiro brasileiro Campeão Mundial na modalidade.
Nascido em Aracaju no estado do Sergipe, Maguila recebeu o apelido pela semelhança fisica com o personagem Magilla Gorilla de Hanna Barbera, e competia na categoria peso-pesado. Acumulou na carreira diversos títulos, sendo Campeão Brasileiro, Sul-americano, Latino-americano e também Campeão mundial pela Federação Mundia de Boxe.riou uma ONG chamada de Amanhã o melhor, que servia para ensinar o Boxe para crianças e jovens carentes.
Entre seus embates históricos, Maguila foi derrotado pelo icônico norte-americano Evander Holyfield em 1989, no segundo round por nocaute, e em 1990 mediu forças com o também lutador dos Estados Unidos, George Foreman, e perdeu também no segundo round por nocaute.