Mais de 150 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool durante o primeiro final de semana do Rock in Rio, entre os dias 13 e 15 de setembro. Nas imediações e vias de acesso à cidade do Rock. A Operação Lei Seca realizou blitzes em pontos estratégicos e aplicou testes de bafômetro.
O maior festival de música no Brasil, e um dos maiores do mundo, o Rock in Rio também exigiu rigor na fiscalização do trânsito. Durante os três primeiros dias do Rock in Rio, no último fim de semana, a Operação Lei Seca intensificou suas ações, visando coibir a condução de veículos sob efeito de álcool.
Foram 1.312 motoristas abordados em blitzes realizadas na capital fluminense. Deste número, 151 condutores foram autuados por apresentarem níveis de álcool no sangue acima do permitido por lei. O número corresponde a 11,5% dos motoristas.
A Zona Oeste do Rio se destacou com o maior número de autuações. Em ações realizadas no Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Guaratiba, a taxa de motoristas flagrados dirigindo embriagados chegou a 41,3%, segundo dados do Governo do Rio de Janeiro.
A fiscalização através da Lei Seca acontece desde 2009, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, DETRAN e Polícia Militar.