Marçal Filho (PSDB), prefeito eleito de Dourados, o segundo maior município de Mato Grosso do Sul, concedeu uma entrevista ao MS1 local nesta segunda-feira (6). Entre os assuntos discutidos, destacam-se a reabertura do aeroporto e a construção da nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para a população.
O aeroporto de Dourados, desativado há três anos, é considerado um “grande gargalo” para a cidade. Segundo Marçal, reuniões serão agendadas com companhias aéreas para buscar soluções.
“Neste mês de janeiro, estarei em São Paulo, com a agenda marcada com a direção da empresa aérea Azul, para que possamos retomar os voos para Dourados. Em relação ao funcionamento do aeroporto, ainda neste mês, talvez, devo ir pessoalmente a Brasília para conversar com o ministro dos Portos e Aeroportos, pois já tive uma conversa preliminar com ele sobre a reativação do aeroporto”, afirmou.
-
Prefeito Marçal Filho, vice-prefeita e 21 vereadores tomam posse
-
Marçal Filho é eleito prefeito de Dourados; veja quem são os vereadores
O aeroporto enfrenta problemas como a falta de refletores na pista de pouso e alagamentos no terminal em dias chuvosos. Marçal garantiu que esses problemas serão resolvidos.
“Quanto às questões técnicas que ainda precisam ser resolvidas, como a falta de refletores na pista, já estamos em processo de aquisição. Em relação ao terminal, após a reforma realizada pela administração anterior, está chovendo mais dentro do que fora. Já estamos buscando a empresa responsável pela obra, e, caso não haja resposta, resolveremos o problema por conta própria. Posso garantir que, nos próximos dias, ou no próximo mês, o aeroporto estará reaberto, pois estou empenhado nessas tratativas”, disse.
Durante sua campanha, Marçal prometeu a construção de uma nova UPA em Dourados, mas sem estabelecer um prazo específico para a entrega. Ele também ressaltou a necessidade de melhorar o atendimento nas unidades de saúde da cidade.
“Vou, junto à bancada federal, buscar os recursos necessários, pois a UPA é financiada com verbas federais. Estou trabalhando para trazer mais uma para cá. Também vamos melhorar o atendimento nas unidades de saúde e nos postos de saúde da cidade… [Questionado sobre prazos] Vou lutar para que isso aconteça. Isso depende do Governo Federal, mas, como já fui deputado federal, tenho um bom relacionamento com a bancada federal e vou buscar os recursos necessários. No entanto, é importante destacar que os postos de saúde terão melhorias no atendimento, para que as pessoas possam ser atendidas mais perto de suas casas”, destacou.
Marçal Filho (PSDB) venceu a disputa pela prefeitura de Dourados com 50,05% dos votos. Confira abaixo a entrevista completa: