Marco Rubio chega ao Panamá após ameaças de Trump de tomar canal

CNN Brasil


O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, chegou no sábado (1º) ao Panamá em sua primeira viagem ao exterior. Ele tem uma visita programada ao canal e um encontro com o presidente panamenho José Raul Mulino, a primeira reunião entre os países desde a ameaça do presidente Donald Trump de tomar o canal panamenho.

Trump prometeu retomar a segunda maior hidrovia interoceânica do mundo durante o seu discurso de posse em 20 de janeiro, alegando falsamente que a China o canal. Ele reclamou dos pedágios, bem como da presença de empresas chinesas e sediadas em Hong Kong no Panamá. O Panamá negou veementemente ter cedido a operação à China.

A construção da hidrovia de 82 km foi concluída pelos EUA em 1914 e, desde o seu retorno ao país latino-americano em 1999, tem sido controlada pela Autoridade do Canal do Panamá, uma agência autônoma supervisionada pelo governo panamenho.

 

 

Mulino afirma que não discutirá o controle do canal com Rubio.

Rubio também visitará El Salvador, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana, onde deve discutir os esforços da administração Trump para repatriar migrantes da região e conter a migração para os EUA.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

São Paulo terá tempo chuvoso e nublado nesta segunda (3)

O tempo deve ser chuvoso e com bastante nebulosidade ao longo desta segunda-feira (3) em…

veja quem está no Paredão Quádruplo do BBB25

Agora vai é cada um por si, mas os confinados do BBB25 ainda não fazem…

Explosão de carro-bomba na Síria mata ao menos 15 pessoas, diz defesa civil

Um carro-bomba matou pelo menos 15 pessoas na cidade síria de Manbij nesta segunda-feira (3),…