O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 pode ser o início de um novo ciclo para mulheres como a manicure e estudante, Mariana Santana dos Santos, de 32 anos. Como muitas mães, ela precisou interromper seus estudos para cuidar dos filhos e da casa. Mas, agora, após 14 anos, está determinada a realizar o sonho da graduação e já sabe o que quer cursar.
“Eu engravidei pela primeira vez aos 17 anos e tive que parar tudo. Travei o ensino médio e comecei a fazer unhas para sustentar a família e meu filho. A partir disso, comecei a me familiarizar com a podologia, a conhecer mais, estudar e me aprimorar. Descobri um grande interesse nessa área e quero seguir na profissão. Pretendo fazer o curso de tecnólogo em podologia.”
Mariana Santana dos Santos, podóloga.
Ela reconhece que interromper os estudos foi uma escolha difícil, mas que também a motivou a lutar pela sua formação.
-
Estudantes chegam adiantados no Enem e candidatos que perderam 1º prova comparecem
-
Diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de Cuiabá será em dezembro
-
Domingo tem yoga, feiras, Papai Noel e adoção de cães em Campo Grande
“Ter parado os meus estudos foi a pior besteira que eu já fiz, porque, se você quer um serviço com mais qualidade, mais tempo para os filhos e para tudo, você precisa ter estudo. Infelizmente, ter parado me atrapalhou muito. Já era para eu ter uma profissão melhor, estar mais estabilizada. E parar de estudar me prejudicou muito.”
Mariana Santana dos Santos, podóloga
Apesar das dificuldades, Mariana não se deixou abalar. Ela decidiu recuperar o tempo perdido: voltou a estudar, terminou o ensino médio e, neste ano, presta o Enem pela primeira vez. Mãe de três filhos, ela sonha com um futuro melhor para todos eles. O Enem representa mais uma conquista na vida dessa mulher que não desiste de correr atrás de seus sonhos, independentemente das adversidades.
“Hoje eu quero ganhar experiência, saber como vai ser. Se passar, ótimo para mim, mas se não passar, no ano que vem vou tentar de novo. Vou me estabilizar melhor, vou estudar mais para estar mais preparada. Se der certo esse ano, vou ficar feliz e estudar ainda mais.”
Mariana Santana dos Santos, podóloga.
Enem
Os portões dos locais de aplicação das provas do Enem fecharam às 12h. A prova começou às 12h30 e vai até às 18h30. Serão 90 questões: 45 de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia).