Marina Silva à CNN: Queimadas não foram acidentes


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista à CNN Brasil, fez um alerta contundente sobre as recentes queimadas que atingiram diversas regiões do país.

Marina classificou a situação como “extrema” e afirmou categoricamente que os incêndios não foram causados por fenômenos naturais.

Segundo a ministra, há evidências claras de que as queimadas foram provocadas por ação humana no Pantanal, na Amazônia e em São Paulo.

“Não há dúvida de que esses incêndios não foram provocados por incidentes naturais como raios”, declarou a ministra, ressaltando a gravidade da situação.

Investigações em curso

A Polícia Federal já abriu mais de 32 inquéritos para apurar as origens e os responsáveis pelos incêndios.

“A Polícia Federal está fazendo uma investigação para saber se esses incêndios são dolosos ou se eles são culposos e nós chegaremos a um veredito”, afirmou a ministra.

Marina Silva também destacou que os governos estaduais estão conduzindo suas próprias investigações, especialmente em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

A maioria dos inquéritos concentra-se nas regiões da Amazônia e do Mato Grosso do Sul, onde os impactos das queimadas foram mais intensos.

A ministra expressou a determinação do governo em punir os responsáveis: “Esperamos poder punir exemplarmente aqueles que iniciaram esses processos de queimada”.

Essa declaração reflete o compromisso das autoridades em combater práticas ilegais que prejudicam o meio ambiente e colocam em risco a biodiversidade brasileira.

A situação das queimadas no Brasil tem gerado preocupação tanto nacional quanto internacionalmente, destacando a urgência de medidas efetivas para prevenir e combater incêndios florestais, bem como a necessidade de políticas ambientais mais rigorosas e fiscalização intensificada.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Torres de vigilância adaptadas fariam com que extinção do fogo fosse mais rápida, diz especialista à CNN

O engenheiro florestal Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, propôs uma solução inovadora para aprimorar o…

Zelensky diz que militares reduziram potencial de ataque da Rússia em Donetsk

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (19) que forças ucranianas reduziram o…

Vídeo: motoristas são presos após provocarem acidente durante “racha“ em Cabo Frio

A Polícia Civil prendeu dois motoristas que atropelaram pai e filha durante um ‘racha’, nessa…