Mato Grosso registra 133 focos de incêndios na Amazônia, Cerrado e Pantanal

Avião combate incêndio no Pantanal


O programa que registra focos de incêndios do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Mato Grosso mostra que o estado tem 133 focos ativos entre essa terça e quarta-feira (31), na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Foto: Gustavo Figueirôa/Arquivo Pessoal

O bioma mais atingidos é a Amazônia, que soma 104 focos, seguido pelo Cerrado, com 26, e o Pantanal, com 3 focos. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).


Conforme o Corpo de Bombeiros, um foco de calor é um dado capturado pelos satélites de monitoramento que estão a uma altitude de 700 a 900 km sobre o planeta. Os sensores do satélite registram temperaturas acima de 47°C.

Segundo ainda a corporação, militares combatem 12 incêndios florestais no estado, com 100 combatentes.

Incêndios em MT

No Pantanal, 38 bombeiros militares combatem quatro incêndios florestais em Porto do Triunfo e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé; e em Porto Conceição e na divisa com a Bolívia, em Cáceres.

Nestes incêndios, as equipes contam com apoio de um avião, dez viaturas, nove máquinas para a construção de aceiros, quatro caminhões auto tanque e três embarcações.

Avião combate incêndio no Pantanal
Avião combate incêndio no Pantanal (Foto: divulgação)

Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.

  1. Calor no Pantanal faz animal ‘tímido’ procurar água em meio a barro: veja o vídeo

Em Cuiabá, 20 bombeiros combatem um incêndio florestal às margens da MT-351, entre o Coxipó-açu e o Residencial Parque Mirella. Os militares contam com apoio de cinco viaturas.

Na Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros fazem o combate direto onde há acesso, enquanto na Serra do Patrimônio, em Pontes e Lacerda, dois militares contam com apoio de brigadistas e funcionários das fazendas próximas à região para combater as chamas.

Quatorze bombeiros também combatem incêndios às margens da MT-249, em São José do Rio Claro; no Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia; na Fazenda La Serena, em Paranatinga; na Área de Proteção Ambiental (APA) Córrego do Boiadeiro, em Alto Araguaia; e na APA Chapada dos Guimarães.

  1. Calor e baixa umidade do ar devem marcar esta quarta-feira em MT

  2. Olimpíadas das capivaras: veja tatuagens que levariam medalha de ouro

  3. Brasil tem 5 finais nas Olimpíadas nesta quarta; veja agenda de jogos





Fonte do Texto

VEJA MAIS

5 técnicas eficazes para lembrar do que você leu

Memorizar o que lemos pode ser um desafio, especialmente ao nos prepararmos para provas ou…

Análise: A nova fase da guerra da Ucrânia

A guerra na Ucrânia está entrando em uma nova fase, marcada pelo uso de armas…

“Se eu não te matar, eu vou te prender”: canto em colégio militar do TO gera polêmica

Um canto guiado por um policial militar no Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais, na cidade…