Mauro Vieira: Governo peruano concordou com saída da ex-primeira-dama


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta sexta-feira (18), em entrevista à CNN, que o governo peruano concordou com a saída da ex-primeira-dama Nadine Heredia Alarcón, que recebeu asilo diplomático no Brasil.

“Ao ingressar na embaixada do Brasil, o governo brasileiro solicitou o asilo diplomático por nota diplomática que foi respondida prontamente pelo governo peruano para que mãe e filho participassem do Brasil. Foi concluída a operação com a anuência dos dois lados”, disse Vieira.

Nadine e o filho, que é menor de idade, chegaram ao Brasil no início da tarde de quarta-feira (16), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Por meio de nota, o Itamaraty afirmou, nesta semana, que ambos passarão por procedimentos necessários para regularização migratória no país.

O asilo diplomático ocorreu na terça-feira (15), horas depois de a Justiça do Peru condenar o ex-presidente Ollanta Humala e a esposa a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro da empreiteira Odebrecht, recebido de forma ilícita para campanhas eleitorais.

Vieira destacou que o asilo diplomático foi “concedido com base na convenção de Caracas de 1954” e acrescentou que a medida “prevê o transporte até o Brasil, o recebimento, o acolhimento, a atenção para fornecer a documentação necessária. Daí em diante ela se manterá no Brasil por meios próprios”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Sinos de igrejas em Roma tocam após morte do papa

Os sinos das igrejas de Roma começaram a tocar depois que o Vaticano anunciou a…

O que o seu bolso, aqui no Brasil, tem a ver com “tarifaço” nos EUA?

Pra começar, o que significa tarifaço? É como foi apelidada a nova medida adotada pelo…

Agentes da PRF que morreram em acidente serão enterrados neste sábado (19)

Os corpos dos três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que morreram na sexta-feira (18)…