O programa Pé-de-Meia Licenciaturas irá passar por mudanças em seu cronograma, após alterações no edital n.° 1/2025, pelo MEC (Ministério da Educação). Com a atualização, é previsto o pagamento das bolsas dos selecionados na primeira chamada a partir do quinto dia útil de maio, e a abertura da segunda chamada para inscrição.
-
Curso capacita professores para prevenir assédio e abusos on-line a meninas
O MEC também publicou nesta sexta-feira (4), o resultado preliminar da primeira chamada. O prazo para realização de recurso é de 5 a 9 de abril, e o resultado final dessa etapa será divulgado no próximo dia 14.
Nova chance para interessados em participar do programa, a abertura da segunda chamada está prevista para 7 de abril. A medida vale para os candidatos elegíveis que não foram contemplados na primeira lista.
O MEC orienta aos estudantes que sigam o passo a passo para concluir a inscrição e garantir a participação no programa. Ao acessar a plataforma, o candidato deve cadastrar o currículo e preencher dados pessoais. Em seguida, deve acessar a aba do programa, e preencher o termo de ciência e concordância.
Após esse passo, o estudante deverá informar a matrícula na IES (Instituição de Ensino Superior) em que foi aprovado. Para aqueles que ainda não realizaram a matrícula na IES, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) poderá ser utilizado. Com essa etapa concluída, é possível acompanhar sua situação no processo seletivo pela plataforma.
Os aprovados na segunda chamada irão receber o pagamento das bolsas será até o quinto dia útil do mês subsequente ao cadastramento do bolsista pela IES, no SBCA (Sistema de Pagamento de Bolsas).
Pé-de-Meia Licenciaturas
O Pé-de-Meia Licenciaturas vale para aprovados em cursos de licenciatura no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no Prouni (Programa Universidade para Todos) e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), desde que tenham obtido nota igual ou superior a 650 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024.