Uma reunião entre a Prefeitura de Cuiabá e os comerciantes que perderam tudo no fogo que consumiu o Shopping Popular nesta segunda-feira (15), terminou durante a tarde com uma série de medidas emergenciais para os atingidos. A conversa reuniu representantes da ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), Câmara Federal, Senado e Governo Federal e Estadual.
De imediato, os representantes anunciaram que o Cuiabanco e Desenvolve MT realizarão um trabalho conjunto para a concessão de linhas de crédito e a cessão do espaço do Complexo Dom Aquino para a reabertura (em caráter temporário) de um centro comercial.
Leia mais: “Não sobrou nada”, lamenta lojista do Shopping Popular
Além disso, a Limpurb (Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos) junto aos Bombeiros e Defesa Civil irão atuar na limpeza e manutenção do local.
Quanto ao apoio social às famílias atingidas, os representantes anunciaram protocolo de apoio psicossocial específico.
As tratativas iniciais para o suporte financeiro foram discutidas em reunião conduzida pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, com representantes da Associação dos Camelôs do Shopping Popular e membros das bancadas federal e estadual. O encontro ocorreu no Palácio Paiaguás.
Conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, ficou acordado que a Associação deve entregar ao Governo o balanço dos danos causados pelo incêndio, bem como as informações legais e jurídicas dos comerciantes, para subsidiar a criação de uma linha de crédito emergencial pela agência estadual de fomento, a Desenvolve MT.
O presidente da Associação dos Camelôs, Misael Oliveira Galvão, disse que 600 pessoas foram afetadas, diretamente, com a destruição do Shopping Popular.
Ruas interditadas
Devido ao incêndio, a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá), realizou a interdição de algumas ruas próximas ao Shopping Popular. O início dos bloqueios se deu por volta das 6h e até o momento não há previsão para liberação das vias.
A ação, da Sesp (Secretaria de Segurança Pública do Estado), visa auxiliar equipes do Corpo de Bombeiros Militar até que seja realizado todo o rescaldo no local.
-
Shopping Popular: estacionamento será usado por lojistas até construção de novo prédio
-
Incêndio no Shopping Popular teria começado por falha no sistema elétrico; veja vídeo
-
Shopping Popular: bombeiros de folga são acionados e ruas próximas são interditadas
-
“Recomeçar das cinzas”, diz presidente do Shopping Popular
-
“Não sobrou nada”, lamenta lojista do Shopping Popular