Mesmo com a chuva que atinge algumas regiões de São Paulo, o estado ainda conta com três focos ativos de incêndio, de acordo com informação da Defesa Civil divulgadas na noite desta segunda-feira (16).
Segundo o órgão, as ocorrências acontecem nas cidades de Bananal, Mococa e Itirapuã. Nesses municípios, atuam três aeronaves de asa fixa e três de asa rotativa no combate ao fogo.
São Paulo tem focos ativos de queimadas diárias desde 18 de agosto.
Por conta das queimadas que atingiram diversas regiões do estado nos últimos dias, o ar de São Paulo chegou a ser o mais poluído do mundo. Com a mudança climática, a qualidade do ar registrou uma melhora significativa nesta segunda-feira (16).
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que, as medições das últimas 24 horas, indicam uma qualidade do ar “boa” em todas as suas estações de monitoramento.
A chuva que atingiu o estado contribuiu para o combate ao fogo pelo estado, diminuindo de 11 focos ativos no começo do dia, para três nesta tarde.
Ainda, as precipitações devem continuar e a umidade relativa do ar se espalhar por São Paulo nesta terça-feira (17).
Mesmo assim, o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil aponta alerta e nível de emergência para os municípios da região Norte, Centro-oeste e noroeste do estado até a próxima quarta-feira (18).